Copam e CERH comemoram aniversário

Notícia

Criado: Qua, 09 mai 2007 17:29 | Atualizado: Qui, 29 ago 2024 15:46


Em solenidade realizada no plenário dos Conselhos, durante reunião conjunta, atuais e antigos conselheiros estiveram presentes à solenidade, durante a qual, José Israel Vargas, primeiro presidente da então Comissão Estadual de Meio Ambiente, recebeu homenagem em nome de todos os conselheiros. Na época, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, José Vargas, idealizou o Copam que serviu, mais tarde, de modelo ao Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e de referência para todos os estados da Federação.

Ele destacou a importância do governador Aureliano Chaves que, preocupado com as questões levantadas na Conferência de Estocolmo realizada em 1972, incentivou a criação de um organismo para propor as políticas públicas que norteassem a exploração do patrimônio natural do Estado.

O vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcellos, foi homenageado como um dos mais ativos participantes do CERH. Deputado Estadual em 1987, foi relator da Comissão que analisou a primeira Lei de Recursos Hídricos do Estado (o Decreto 26.961) e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa em 1999, quando foi publicada a Lei 13.199. “A estrutura e o arcabouço jurídico ambiental de Minas ainda hoje servem como exemplo para outros estados”, observou Ronaldo Vasconcellos.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, atual presidente do Copam e do CERH ressaltou que as questões levantadas primeiramente em Minas hoje são prioridade para a maioria dos governos do Brasil e do Mundo. “Trinta anos depois podemos afirmar que acumulamos conhecimento e energia para continuar nossa vocação para iniciativas pioneiras no trabalho de preservação”, afirmou.


Data: 09/05/07
Fonte: Ascom Sisema