Delegação apresenta resultados de visita técnica

Notícia

Criado: Ter, 22 mai 2007 15:14 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


O acordo de cooperação técnica, firmado entre Queensland e Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Assuntos Internacionais da Sede, tem como objetivo trocar experiências entre os dois estados no desenvolvimento da atividade minerária ambientalmente responsável e sustentável. Queensland, assim como Minas, é uma região com parte da economia voltada para a exploração mineral.

Cinco técnicos, sendo três deles do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), compõem a delegação. Durante a viagem, eles participaram de reuniões com entidades de governo, de reuniões técnicas em empresas e entidades de pesquisa e fizeram visitas às minerações daquele estado.

De acordo com Maria Luiza Silva Ramos, gerente de Desenvolvimento de Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e integrante da delegação, a experiência foi muito importante para se detectar as afinidades que existem entre os dois estados. “Conhecemos um lugar que tem problemas como os nossos e vimos soluções que podem ser aplicadas aqui”, destaca.

Para ela, o intercâmbio técnico foi fundamental. “Eles têm uma vasta experiência na gestão ambiental de áreas mineradas. A competência técnica de quem trabalha naquele estado é grande e eles estão abertos  a trocar informações”, afirma Maria Luiza.

O subsecretário de Gestão Ambiental Integrada, Ilmar Bastos Santos, ressalta a importância do acordo de cooperação. “É importante trocar experiências e saber que temos parâmetros de referência e crescimento. Investir no capital humano também é fundamental. Pessoas com experiências fazem grande diferença no nosso trabalho”, diz.

Além de Maria Luiza, participaram da delegação o gerente de Desenvolvimento e Apoio Técnico às Atividades Minerarias da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Caio Márcio de Benício Rocha; o analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Frederico Pereira; a analista em desenvolvimento ambiental da Gerdau Açominas, Juliana Moraes Carvalho Pedrosa e a analista de desenvolvimento do  Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Mariana Paula Pereira.


Data: 22/05/07
Fonte: Ascom Sisema