Teatro de bonecos, jogos, vídeos e maquetes foram algumas das atividades desenvolvidas na Oficina Itinerante Cultura Ambiental (Oica), realizada em parceria com a Vale. Foram montadas no pátio do CMRR sete estações, para envolver as crianças e jovens nos desafios da sustentabilidade, com enfoque no lixo, recursos hídricos e efeito estufa.
Em meio aos sorrisos e descobertas, os participantes se mobilizaram na busca por soluções. “Se não ajudarmos agora na preservação dos recursos naturais, depois não tem mais jeito. A conscientização que faz a gente mudar”, afirmou a estudante Mayra Nascimento de Souza, de 11 anos, da Escola Madre Paula. De acordo com o monitor da Oica, Daylon Barbozza, o objetivo da oficina foi estimular os jovens para a mudança de atitudes do cotidiano. “São ações simples como reduzir o tempo do banho e evitar o uso desnecessário de embalagens”, pontuou.
Aos poucos, os alunos foram se identificando com os relatos de desperdício e descuidos. "Nunca achei que a gente fizesse tanta coisa errada. No CMRR, entendi que tem como mudar nossas atitudes sem tanta complicação", disse a estudante Kettelly Amanda Santos, da Escola Estadual João da Escócia.
Para a criançada de 4 a 8 anos, a metodologia também foi ensinar brincando. Durante a hora do conto, na biblioteca do CMRR, fábulas fizeram com que o imaginário dos alunos entrasse em contato com o meio ambiente. Ao final, a lição maior: nada de jogar lixo no chão e na lixeira errada. “Crianças são muito espertas e captam logo o que está sendo contato, proliferando esses ensinamentos”, empolgou-se a contadora de estórias, Dona Chiquinha.
No total, 19 escolas públicas e privadas, além de grupos de escoteiros e sociais participaram da jornada ambiental.“As atividades foram, acima de tudo, uma oportunidade de reflexão sobre as ações que prejudicam o meio ambiente. O CMRR tem como missão incentivar a mudança de hábitos, mobilizando as crianças a tornarem-se multiplicadoras das práticas ambientalmente corretas”, concluiu Gelma Alcântara.
No caminho da sustentabilidade
Em algumas escolas, os ensinamentos sobre a responsabilidade ambiental começaram antes mesmo da visita ao Centro Mineiro de Referência de Resíduos. Os alunos da Escola Municipal Israel Pinheiro, localizada no bairro Alto Vera Cruz, tiveram, durante o trajeto, a oportunidade de avaliar a situação do bairro. “O objetivo foi que os alunos começassem a pensar sobre a sustentabilidade e o meio ambiente nessa caminhada e enxergassem o caminho da escola ao CMRR com outro olhar”, contou a diretora da escola, Sônia Carolina.
Localizado na região Leste de Belo Horizonte, o CMRR é um programa do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). No espaço, realiza cursos e oficinas com o objetivo de estimular a reflexão e a ação da cidadania para os desafios da gestão integrada de resíduos, na busca por soluções e novas oportunidades de trabalho e renda. Mais informações podem ser obtidas no site www.cmrr.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3465.1200.
Fonte: CMRR
Duas mil pessoas participaram de atividades sobre sustentabilidade - FEAM
Duas mil pessoas participaram de atividades sobre sustentabilidade
Notícia
Criado: Seg, 16 jun 2008 16:42 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05