Encerramento da semana do meio ambiente firma parcerias e propõe reflexão

Notícia

Criado: Qua, 10 jun 2015 20:49 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05
As atividades da Semana do Meio Ambiente 2015 foram encerradas oficialmente na manhã desta quarta-feira (10/06). A solenidade de encerramento contou com a entrega do Plano de Poluição veicular no âmbito da política Nacional de mobilidade urbana; com a entrega da carta de Belo Horizonte e com o lançamento do 6º Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza. faixa branca  DSC3698a  

 


As atividades da Semana do Meio Ambiente 2015 foram encerradas oficialmente na manhã desta quarta-feira (10/06). A solenidade de encerramento contou com a entrega do Plano de Poluição veicular no âmbito da política Nacional de mobilidade urbana; com a entrega da carta de Belo Horizonte e com o lançamento do 6º Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza.

 

Com o tema “Direito de Usar, dever de Cuidar”, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) desenvolveu, desde o dia 02 de junho, diversas atividades a fim de conscientizar as pessoas sobre o papel dos recursos naturais para a qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável. “Essa é uma data para reflexão. É importante que cada um, de forma individual ou coletiva, tome consciência de suas atitudes no dia-a-dia e reflita no que estamos contribuindo para proporcionar um meio ambiente mais equilibrado”, disse o Presidente da Feam, Diogo Melo Franco.

 

O Presidente também reforçou o papel da Fundação em manter uma base técnica de qualidade para que as tomadas de decisões do governo possam chegar ao cidadão. “Tendo uma base técnica boa, podemos dar respostas mais efetivas e eficientes à população”, afirmou.

 

Diogo Melo Franco falou sobre as perspectivas para os próximos anos. “Temos uma janela de oportunidades e uma qualidade técnica embasada para tomar decisões, com isso, Minas tem condições de dar um salto à frente no que diz respeito ao desenvolvimento da energia de baixo carbono”, frisou.

 

O evento contou, também, com a presença do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz, do Cônsul Geral da França, Brice Roquefil; do Diretor da Área financeira e de crédito do BDMG, Rogério Sobreira e do Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes.

 

Plano de Controle da Poluição Veicular

 

O PCPV, no âmbito da mobilidade urbana, foi entregue ao representante da Associação Mineira de Municípios (AMM), Licínio Xavier. O Plano será um importante instrumento de gestão da qualidade do ar e servirá de base para que os municípios definam diretrizes para controle ambiental do tráfego veicular.

 

“A entrega desse Plano nos remete ao compromisso de fazer chegar aos municípios essa ferramenta. Essa iniciativa da Feam é imprescindível, tendo em vista os dados alarmantes de morte em 2014, cerca de 11 milhões de pessoas, motivadas pela poluição atmosférica”, disse Licínio Xavier.

 

Carta de Belo Horizonte

 

Desde 1994, quando foi realizado, pela Cemig, um Encontro Internacional para discutir o desenvolvimento das energias renováveis no Brasil, foi alinhado diversas metas e ações, inclusive, a criação de um Fórum Permanente de Energias Renováveis.

 

Este Fórum pioneiro, coordenado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, assegurou a representatividade de diversas instituições, nacionais e internacionais, que colaboraram com a Declaração de Belo Horizonte 1994 e a implementação de diretrizes e metas relacionadas ao desenvolvimento de energias renováveis.

 

Esses encontros proporcionaram aos governos federal, estaduais e municipais e a empresários, associações setoriais, instituições de ensino e pesquisa propor e desenvolver políticas para o desenvolvimento do mercado de energias renováveis, hoje, referência internacional.

 

No encerramento da Semana do Meio Ambiente 2015, o presidente do Conselho de Administração da Sociedade Mineira de Engenheiros, Ailton Ricaldoni Lobo, entregou ao Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz, a Carta de Belo Horizonte.

 

“A Carta foi produzida a fim de avaliar os projetos de energia renovável desenvolvidos nos últimos 20 anos e as perspectivas vislumbradas para os próximos 20 anos”, disse Ailton Lobo.

 

Lançamento do Prêmio Hugo Werneck

 

Na solenidade, o diretor-presidente da Revista Ecológico, Hiram Firmino, lançou o 6º Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza.

 

O Prêmio pretende, em 2015, premiar os melhores exemplos de gestão, recuperação e preservação ambiental encontrados em todos os estados brasileiros. O tema proposto é “Pelas Águas do Planeta – da caixa d´água do Brasil às Cataratas do Iguaçu”.  “Nesse sentido, estamos alinhados com o governo de Minas, que adotou recentemente o programa Cultivando Água Boa e pretende implantá-lo em Minas Gerais. Queremos com a temática proposta, atingir todo o Brasil, mostrando bons exemplos de sustentabilidade na gestão das águas”, disse Hiram Firmino.

 

Ascom/Sisema