Fotos: Andrea Hespanha
Reuniões têm como objetivo ampliar o diálogo com os servidores, ouvir demandas e tirar dúvidas
Dirigentes e servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participaram, nesta sexta-feira (1/9), em Montes Claros, Norte de Minas, de mais um Encontro Regional. A atividade teve a participação de cerca de 100 pessoas e é a oitava organizada em 2023 com o objetivo de ampliar o diálogo com os servidores, ouvir demandas e tirar dúvidas.
O encontro contou com a participação de todas as unidades regionais do Sisema na região Norte de Minas: Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), a Unidade Regional de Gestão das Águas (Urga), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), além das Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBio) do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Norte (Montes Claros) e Alto Médio São Francisco (Januária). Também integram a agenda os dirigentes das instituições que formam o Sisema e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente (Sindsema) de Minas Gerais, Regina Pimenta.
Durante a reunião, os servidores tiveram a oportunidade de falar sobre as principais demandas de seus respectivos setores, sendo todas registradas para acompanhamento da Assessoria de Gestão Regional da Semad. No encontro, foram abordados temas como carreira dos servidores, questões administrativas das unidades regionais, regramentos de licenciamento ambiental, áreas de recuperação, dentre outros.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho, observou que esses encontros têm sido, de fato, um momento muito especial. “Temos um espírito de unidade muito grande no Sisema. Cada um tem seu papel: gestores, servidores, sindicato, mas é bom que a gente caminhe juntos. Nós e o sindicato também dialogamos muito, temos essa agenda conjunta na regional, e isso é fundamental para avançarmos”, afirmou.
A supervisora regional do IEF no Norte de Minas, Margareth Caires, destacou que está muito feliz em participar desse momento. “Eu como servidora me sinto ouvida. Tenho 34 anos de carreira e é a primeira vez que vejo isso acontecer, todos os dirigentes reunidos aqui na regional com os servidores”, afirmou. “Quero agradecer também aos colegas da Unidade Regional e destacar que temos dias de frustrações, dias de vitórias, mas isso faz parte da gestão pública, mas o mais importante é que exista diálogo”, completou.
Wesley França Mota, da Urga Norte, ressaltou como é importante a liderança do Sisema estar na condução de servidores de carreira. “Isso fortalece todo o grupo. Estou desde 2018 como coordenador da Urga, temos visto avanços e comemoramos cada um deles. Somos uma equipe pequena, nova, mas com muitos resultados. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar toda a equipe norte, e, aos dirigentes, obrigada por estarem aqui hoje compartilhando e dialogando com a gente”, destacou.
A presidente do Sindisema, Regina Pimenta, disse que a reunião do norte de Minas foi uma das mais cheias até agora. “É muito importante fazer esse alinhamento. Nosso sindicato sempre primou pelo diálogo e nos sentimos orgulhosos de estarmos sentados com os dirigentes e os servidores para dialogar e buscar as melhores condições para a nossa categoria”, afirmou.
A reunião contou com a participação da secretária Marília Melo; da diretora-geral do IEF, Maria Amélia Lins; do diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca; do presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão; da secretária executiva da Semad, Valéria Cristina Rezende; do assessor de Gestão Regional da Semad, Guilherme Passos Friche; e do superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Renato Alves Pereira.
Até o momento, já foram realizados encontros, além do Norte, nas regionais Leste, Central Metropolitana, Sul de Minas, Zona da Mata, Alto São Francisco, Noroeste Mineiro e Triângulo e Alto Paranaíba. Em breve, será visitada a unidade regional Jequitinhonha, em Diamantina.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema