"Metodologia para determinação de parâmetros para elaboração de inventários de emissão de automóveis". Este é o nome do artigo assinado pela Gerência de Qualidade do Ar (Gesar) da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e que recebeu menção honrosa no 16ª Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), realizado este mês em São Paulo. Parte do Projeto de Inspeção Veicular desenvolvido pela Fundação mineira, o trabalho avaliou as emissões de poluentes de cerca de 1.500 carros em Belo Horizonte no período de 2003 a 2005.
A emissão de poluentes por veículos automotores é a principal responsável pela degradação da qualidade do ar nos grandes centros urbanos. Uma de suas conseqüências mais sérias é o efeito prejudicial sobre a saúde humana. Em Belo Horizonte cerca de 90% da poluição do ar é conseqüência das emissões da frota de veículos, sendo os pesados (caminhões e ônibus), movidos a óleo diesel, os maiores colaboradores para o índice.
A gerente da Qualidade do Ar da Feam e responsável pelo artigo, Elisete Dutra, ressalta a relevância da premiação. "É um reconhecimento de trabalho muito importante, ainda mais em um meio no qual a informação gerada é tão relevante, como o de engenharia automotiva", afirma.
Mais de cinqüenta trabalhos escritos foram apresentados durante o Simea. A menção honrosa ganha pela Gesar representa que seu trabalho foi considerado o melhor entre todos da categoria "Emissões", sendo que artigos brasileiros e alemães faziam parte da disputa.
Organizado desde 1984 pela Associação de Engenharia Automotiva (AEA), o Simpósio teve a participação de mais de 500 pessoas. A entrega do prêmio será realizada no dia 15 de outubro de 2008, em Cerimônia solene com a presença de membros da Diretoria Executiva da AEA e da Comissão Organizadora e Técnica do Simea 2008.
Rede de Monitoramento
Para monitorar a qualidade do ar na Região Metropolitana de Belo Horizonte - eixo Belo Horizonte/Contagem/Betim/Ibirité, a Feam opera uma rede constituída de dez estações automáticas, onde estão instalados monitores de PM-10, que são analisadores de gases que contêm sensores meteorológicos e sistema de aquisição e transmissão dos dados.
As informações das medições são transmitidas por rede telefônica, em tempo real, a uma central instalada na Feam e os resultados disponibilizados em boletim diário, elaborado às 16h, apresentando a situação das últimas 24 horas. Os equipamentos que compõem a rede são de origem francesa e foram adquiridos em atendimento a condicionantes de licença ambiental de empreendimentos da região.
Ascom / Sisema