Foto: Edwaldo Cabidelli
O presidente da Feam, Renato Brandão, participou da abertura do evento e apresentou o novo organograma da Fundação.
Apresentar aos servidores as atividades realizadas por todas as áreas que compõem a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), compartilhando conhecimento e desenvolvendo uma visão sistêmica da entidade entre seus colaboradores. Essa é a proposta do primeiro Evento de Integração promovido pela Fundação nesta terça-feira (10/12), no plenário do Prédio Minas da Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG). Na oportunidade, foi também iniciada a elaboração do Planejamento Estratégico do órgão para o próximo ano.
Durante o evento, representantes de cada um dos 23 setores que integram o organograma da Feam, entre gerências, diretorias e núcleos, apresentaram resumidamente as principais atividades desempenhadas por suas respectivas áreas, bem como os principais projetos desenvolvidos. As informações deverão subsidiar a construção do Planejamento Estratégico da Fundação, que será baseado na percepção dos servidores quanto ao trabalho desenvolvido, bem como no entendimento das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
Participaram também da reunião unidades de apoio que integram a estrutura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e possuem competências relacionadas à Feam, prestando assessoria técnica ou desenvolvendo atividades complementares de gestão. São elas a Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Assessoria de Planejamento, Assessoria de Comunicação, Controladoria Seccional e Procuradoria. Cada uma delas realizou uma breve apresentação de sua estrutura organizacional e as principais ações desenvolvidas no âmbito da Fundação.
De acordo com o presidente da Feam, Renato Brandão, o Evento de Integração surgiu a partir da necessidade de apresentar aos servidores a nova estrutura da Fundação após a publicação do Decreto Estadual nº 47.760, em novembro deste ano, também conhecido como Decreto de Competências.
A norma define alterações estruturais na Feam, que passa a absorver setores oriundos da Semad, como o Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), além de ceder áreas à Secretaria, como a Diretoria de Gestão de Resíduos. As mudanças integram a Reforma Administrativa proposta recentemente pelo governo estadual.
“Buscamos nesta reunião apresentar o novo organograma da Fundação e contribuir para que cada servidor possa ter uma visão integrada da Feam, o que permite, além de maior aproximação de uns com os outros, uma experiência que acarretará em maior eficiência do trabalho” destaca Brandão.
Com relação ao Planejamento Estratégico do órgão ambiental, o presidente da Feam ressalta a iniciativa inédita de construção coletiva do documento. “Fizemos uma discussão inicial com os gerentes para definir a primeiras ações do planejamento e pretendemos ampliar a discussão por meio da participação dos servidores, que, durante o evento, poderão contribuir com ideias e sugestões para definição dos objetivos e metas da instituição no próximo ano”, comenta.
Foram convidados para abertura do evento dois ex-presidentes da Fundação para contar um pouco da experiência que tiveram em suas passagens pela Feam, características da época, principais conquistas e dificuldades. Para José Cláudio Junqueira, presidente entre 2007 e 2012, a inovação é uma das principais marcas do órgão, sendo uma característica essencial das ações promovidas pela Fundação em suas diversas áreas de atuação.
Segundo Zuleica Torqueti, presidente da Feam entre 2012 e 2015, a história da Fundação se confunde com sua história de vida. “Sou servidora da Feam desde sua fundação, em 1989, e acredito que a postura de mediação e interlocução mantida em todas as gestões é essencial para a eficiência de suas ações e projetos, tanto no cotidiano da instituição, quanto na relação com os demais órgãos que compõem o Sisema”, frisou.
O servidor da Gerência de Recuperação Integrada (Gerae) da Feam, Elias Soares, esteve no evento e elogiou a iniciativa. “Foi bastante interessante conhecer o histórico de ações da Feam ao longo de seus 30 anos e sua importância para a gestão ambiental do Estado. O cotidiano de trabalho em nossas áreas acaba, muitas vezes, por nos fechar em uma bolha. Ter acesso às atividades e projetos desenvolvidos pelos demais setores da Fundação certamente irá contribuir e enriquecer as ações desenvolvidas em minha gerência”, observou Elias.
Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema