A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) recebe, até 16/2, contribuições da sociedade para a construção do Plano Estadual de Ação Climática (Plac). A consulta pública está disponível na página oficial do Plac, onde é possível acessar também os documentos e estudos utilizados na elaboração do projeto. Qualquer pessoa ou entidade interessada poderá apresentar suas considerações e apontamentos para ampliação das políticas de gestão do Clima no Estado.
Apresentado oficialmente neste mês, o Plac tem como objetivo direcionar as ações do Estado rumo ao desenvolvimento de uma economia verde de baixo carbono, capaz de garantir a resiliência necessária às mudanças climáticas e assegurar às novas gerações uma sociedade inclusiva e sustentável do ponto de vista socioambiental.
Entre as metas do Plano, está o alcance da neutralidade de carbono no Estado até 2050, compromisso assumido em 2021, quando Minas Gerais se tornou o primeiro estado da América Latina e Caribe a aderir à campanha global Raceto Zero. A iniciativa reúne 120 países, na maior aliança internacional já criada para alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau.
As contribuições enviadas durante o período de consulta pública serão analisadas pela Feam, juntamente com as demais entidades da sociedade civil, setor produtivo, academia e órgãos internacionais de fomento à sustentabilidade que participaram da elaboração do Plano Estadual de Ação Climática. Após avaliação, será apresentada, em março do próximo ano, a versão conclusiva do Plac, com ações a serem tomadas ao longo das próximas décadas.
Dúvidas podem também ser enviadas para placmg@meioambiente.mg.gov.br .
Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema