A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio do Programa AmbientAção, que desenvolve ações de educação ambiental no cotidiano do funcionalismo público de Minas Gerais, disponibilizou em sua página na internet o documento intitulado “Dicas Sustentáveis para a recepção da tocha olímpica 2016”. O símbolo que transporta a chama e o espírito olímpico passará por 34 cidades de Minas Gerais. Em oito delas —Belo Horizonte, Itabira, Uberlândia, Patos de Minas, Curvelo, Montes Claros, Governador Valadares e Juiz de Fora—a tocha permanecerá ao fim de cada dia de revezamento, onde será realizada uma festividade.
De acordo com Rodolfo Fernandes, representante do Sistema Estadual de Meio Ambiente como ponto focal de sustentabilidade nos estádios durante todo evento, o Guia foi preparado para orientar os municípios acerca de ações sustentáveis a serem adotadas nos eventos que receberão a tocha olímpica. Com caráter educativo, o documento propõe dicas ambientalmente corretas a fim de diminuir a geração de resíduos, por meio da adoção de atitudes que poderão reduzir o impacto ambiental direto do evento, além de contribuir para deixar um legado positivo e duradouro para a comunidade local.
As dicas apresentadas vão desde o planejamento do evento de recepção da tocha como, também, propostas para trabalhar a temática socioambiental e sugestões de leituras e vídeos educativos.
O documento traz, também, dicas para a realização de eventos diurnos, com alerta para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt, oficinas de sucatas, feiras de economia solidária e a utilização dos mascotes dos jogos olímpicos e paraolímpicos. O documento apresenta uma proposta de trabalho com a temática ambiental para cada município que receberá a tocha em Minas Gerais.
Para ter acesso ao documento, clique aqui.
Milene Duque
Ascom/Sisema