Feam lança Banco de Boas Práticas Ambientais na Indústria

Notícia

Criado: Qua, 17 jul 2013 18:24 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05



“É um marco, um somatório de esforços da Feam em conjunto com a Fiemg. O fomento da adoção de boas práticas permitirá que a indústria passe a ter produtos mais competitivos ao mesmo tempo em que consiga racionalizar recursos naturais” afirma a vice-presidente da Feam, Aline Trindade.

O Gerente de Produção Sustentável da Feam, Antônio Malard, explica como funcionará a ferramenta. “O Banco proporcionará que modelos, ações e projetos de excelência da indústria sejam destacados e alcancem bons resultados na produção de bens e serviços, com uso menos intensivo dos recursos naturais, sem desperdícios e melhor controle da poluição”, esclarece.

 

Foto: Arquivo Fiemg

Gerente de Produção Sustentável, Antonio Malard, apresenta o novo método

 

Antônio Malard destaca, ainda, que alguns exemplos adotados pelas empresas como o uso menor de matérias-primas, insumos, água e energia, o uso de matérias-primas menos tóxicas, a geração de menos resíduos e a utilização de resíduos menos agressivos são formas de atuação das indústrias, que podem tornar o processo produtivo mais eficiente, aumentando a produtividade e reduzindo os impactos ambientais.

O gerente destaca dois exemplos de empresas que já praticam boas práticas ambientais em seus processos produtivos. A empresa Minerita Minérios Itaúna Ltda desenvolve  projeto para reaproveitamento de rejeitos na Mineração denominado “Projeto Areia Industrial”. De acordo com a empresa, a boa prática adotada apresenta várias vantagens como a otimização do aproveitamento dos recursos minerais, a diminuição da área para disposição de rejeitos e a redução dos impactos ambientais, além da geração de emprego, impostos e lucros para a empresa.

Outro exemplo é o da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas) com a implementação de um sistema complementar em sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) denominado VRM (Vacuum rotation Membrane bioreactor), o que possibilita diversas melhorias como a maior eficiência no tratamento a redução da cor do efluente líquido, considerada um dos grandes problemas ambientais decorrentes do processo industrial da indústria têxtil, além da possibilidade de reuso do efluente tratado.


Estudos de caso

O Banco é aberto a todo setor produtivo e estará disponível para consulta de qualquer público. Os estudos de casos serão validados pela Feam em conjunto com a Fiemg e publicados no site do órgão ambiental. As práticas ambientais serão catalogadas em forma de estudos de caso, abrangendo temas como gestão de resíduos sólidos; recursos hídricos; emissões atmosféricas; eficiência energética; e biodiversidade.

 

Foto: Arquivo Sisema

Ações eficientes serão estudo de caso de boas práticas ambientais

 

As empresas interessadas em participar do Banco de Boas Práticas Ambientais na Indústria devem estar regularizadas junto aos órgãos ambientais, caso sejam sujeitas a esse procedimento, preencher o Formulário padrão e enviar para o e-mail boaspraticas@meioambiente.mg.gov.br.O formulário deve ser enviado, acompanhado do documento de autorização da iniciativa, com a assinatura do representante legal da empresa.

Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Produção Sustentável da Feam no telefone (31) 3915-1465) ou na Gerência de Meio Ambiente da Fiemg (31) 3263-4504.

Acesse aqui para mais informações e cadastro de projetos

Milene Duque - Ascom/Sisema