Feam lança Banco de Solos em Viçosa

Notícia

Criado: Seg, 05 dez 2011 09:40 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:56


Foi lançado, nesta quinta-feira (1º), na Universidade Federal de Viçosa, o Banco de Solos de Minas Gerais. O trabalho é produto do programa Solos de Minas, uma parceria entre a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema),  as Universidades Federais de Viçosa, Lavras, Ouro Preto e a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). Seus objetivos são avaliar o impacto das atividades antrópicas sobre o solo mineiro, auxiliar na gestão da qualidade dos solos e definir intervenções em áreas suspeitas de contaminação e contaminadas.

Para compor a ferramenta 600 amostras de terra coletadas em diversas regiões do estado foram embaladas, catalogadas e passaram por análises de mais de 20 elementos diferentes a fim gerar um banco de dados com informações sobre suas características químicas, físicas e morfológicas. As amostras foram retiradas de áreas de vegetação onde a interferência humana é menor e, por isso, mantêm características naturais que ajudam a entender a formação dos solos ao logo do tempo.

A partir desses dados será possível estabelecer legislações ambientais adequadas a cada região. “A formação do Banco de Solos permitirá a avaliação do estado atual dos solos mineiros com as suas singularidades fortalecendo as políticas de gestão da qualidade do solo e de áreas contaminadas desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema)”, explica Patrícia Rocha Maciel Fernandes, gerente de Qualidade do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas da Feam. 

O projeto prevê a coleta e análises de novas amostras, ampliando o acervo, o que que implicará na geração de novos dados de forma a melhor refletir a diversidade das condições geológicas, climáticas, morfológicas e biológicas dos solos de todo o Estado de Minas. Pretende-se, ainda, uniformizar procedimentos de coleta, análises e formação de dados para a rede de colaboradores. A parceria entre Feam, universidades e Cetec também já permitiu o mapeamento dos solos mineiros e a geração de valores de referência de metais de solos para a legislação mineira.

Ascom/ Sisema