De acordo com o edital do concurso, os projetos deveriam caracterizar-se na sustentabilidade que, genuinamente, procure contribuir para aumentar o nível de conscientização quanto às dimensões ambientais, sociais, institucionais e econômicas, no âmbito local ou regional, dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados pela população dos municípios de Minas Gerais, bem como na melhoria da gestão municipal. Os projetos ou atividades deveriam apresentar soluções pioneiras e/ou inovadoras, resultados contabilizáveis e basear-se em conceitos transferíveis, possibilitando replicações da gestão em outras unidades administrativas municipais.
A lista dos vencedores foi publicada no dia 22 de maio no jornal Minas Gerais. Em 1º lugar ficou o Projeto “Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do Município de João Monlevade – Preservação, pioneirismo e Inclusão social”, em 2º o Projeto “Ser Verde” da Secretaria de Meio Ambiente de Brumadinho e em 3º o Projeto “Ouro Preto mais limpa e solidária” da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Segundo explica o presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, o concurso foi voltado a projetos de vanguarda na implementação de princípios de sustentabilidade e qualidade ambiental, que envolvam a não geração, o reuso e a reciclagem na gestão municipal de Resíduos Sólidos Urbanos. Os projetos foram selecionados e julgados por um júri estadual, conforme instituído pelo edital publicado no Diário Oficial do Estado.
Data: 03/06/08
Fonte: Ascom / Sisema