Foto: Sisema/Divulgação
Atividade faz parte da série de encontros entre dirigentes e servidores das regionais
Dirigentes da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) estiveram, nessa terça-feira (25/06), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, promovendo o encontro gerencial com servidores da Unidade Regional de Regularização Ambiental Central Metropolitana (URA CM).
A atividade faz parte da série de encontros entre dirigentes e servidores das regionais, previstos para acontecer com todas as URAs. O objetivo é ouvir as demandas dos servidores, buscar soluções e oferecer apoio técnico, estrutural e administrativo para aprimorar e fortalecer o trabalho na base.
O encontro foi organizado em parceria com o chefe da URA CM, Mateus Romão Oliveira, que, junto aos servidores da regional, levantou temas técnicos, jurídicos e administrativos, de interesse específico da unidade. “O encontro aproxima a equipe da regional com os dirigentes e proporciona uma escuta ativa entre todos. Essas agendas são um fortalecimento institucional e também dos servidores”, avaliou o chefe regional.
Para o presidente da Feam, Rodrigo Franco, os encontros mostram a importância de manter a proximidade para ouvir, apoiar, acompanhar e avançar na estruturação física, técnica e administrativa. “Essas atividades são essenciais para que o estado tenha cada vez mais um trabalho de excelência na política de regularização ambiental, que é feita por esses servidores que estão na ponta.”, destacou Rodrigo Franco.
O diretor de Gestão Regional da Feam, Vitor Salum, também pontou que “a troca de experiências para padronização de procedimentos e o conhecimento da sensibilidade de cada regional é muito importante para a valorização dos servidores”.
Este é o terceiro dos oito encontros que serão realizados nas URAs em todo o Estado. O próximo será no mês de julho, na regional Triângulo Mineiro, em Uberlândia.
Unidades Regionais de Regularização Ambiental (URA)
As Unidades Regionais de Regularização Ambiental (URAs), que respondem à Diretoria de Gestão Regional da Feam, têm por finalidade gerenciar e executar as atividades de regularização, fiscalização e controle ambiental na sua respectiva área de abrangência territorial, além de controlar as atividades administrativo-financeiras descentralizadas, a partir das diretrizes emanadas da Fundação:
- promover o acompanhamento do processo de regularização ambiental em todas as suas fases, inclusive quanto ao atendimento, tempestivo e qualitativo, das condicionantes e do automonitoramento estabelecidos no âmbito do processo de licenciamento ambiental e em demais atos autorizativos, sob sua responsabilidade;
- decidir sobre os processos de licenciamento ambiental e de autorização para intervenção ambiental de atividades ou empreendimentos potencial ou efetivamente causadores de poluição ou degradação ambiental.
Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema