Foto: Feam/Divulgação
Durante dois dias, foi realizada reunião de alinhamento com gestores de Unidades Regionais de Regularização Ambiental do estado
Com foco em aumentar a qualidade ambiental no estado com transparência e eficiência, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) realizou, nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), a terceira reunião gerencial com gestores e dirigentes da alta gestão das Unidades Regionais de Regularização Ambiental (URA). O encontro, que ocorre a cada dois meses, discutiu temas relevantes para a pauta ambiental em Minas.
Voltado para chefes das Unidades Regionais de Regularização Ambiental e coordenadores de Análise Técnica e de Controle Processual, o encontro contou com apresentações de gestores e dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Entre os temas abordados, destacam-se: Gestão de Pessoas e Liderança; Dano Ambiental; Projeto de Licenciamento Sustentável; Outorgas do Igam e Jornada de Implantação do Sistema de Outorga; Formalização de Processos; Credenciamento para Fiscalização, entre outros.
O objetivo da reunião, de acordo com o diretor de Gestão Regional, Vitor Salum, é alinhar temáticas e assuntos que necessitam de definições institucionais da alta liderança, junto aos chefes e
coordenadores.
“É um momento importante para dividirmos experiências e encontrarmos soluções para os processos de licenciamento ambiental, e entregar esse produto para a sociedade”, afirma Salum. Segundo ele, foi apresentada a entrega dos resultados do segundo bimestre e as perspectivas de conclusão para o terceiro bimestre deste ano referente ao licenciamento, além dos alinhamentos técnicos.
Otimização
No encontro também foram definidos procedimentos e pactuados modelos de governança relacionados ao processo de licenciamento ambiental a serem seguidos pelas unidades regionais, e apresentados resultados parciais das metas pactuadas em avaliações de desempenho.
“As reuniões de alinhamento com as regionais fazem parte do trabalho da Feam de otimização da qualidade ambiental no estado. Ganham os gestores, os servidores e a população, que passa a ter, cada vez mais, maior qualidade dos serviços ambientais prestados pelo estado”, conclui o presidente da Fundação, Rodrigo Franco.
Luciane Evans
Ascom/Sisema