Na abertura do evento, a presidente da Feam, Zuleika Torquetti, destacou a necessidade de se aprender com a experiência dos portugueses para desenvolver projetos semelhantes em Minas Gerais. “Nosso estado tem desafios a vencer, como o tratamento de esgotos, a disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos e da construção civil, entre outros. Precisamos apresentar à sociedade uma nova proposta, a fim de qualificar os municípios mineiros como cidades sustentáveis”, afirmou.
Janice Drummond
A diretora da Feam, Janaína França, explica os objetivos do evento
A diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação, Janaína Maria França dos Anjos destacou, ainda, que o objetivo da Feam é desenvolver o projeto Cidades Sustentáveis voltado, primeiramente, para municípios pequenos mas, para isso, é necessário construir conceitos. “Por isso, quando identificamos a expertise dos portugueses os convidamos para compartilharem conosco seus conhecimentos e suas experiências”, explicou.
Para o diretor da Adene, Miguel Feliz, um dos consultores que ministrou o workshop, falar sobre cidades sustentáveis é tratar de um tema do futuro. “Viemos trazer um pouco da nossa experiência na Europa. Mas, podemos ver cidades sustentáveis em outros lugares, como nos Estados Unidos por exemplo”, afirmou. Segundo ele, os projetos de cidades sustentáveis são adaptáveis à realidade de cada região. “Já conheci um pouco da situação mineira e acho completamente possível o desenvolvimento de projetos em municípios como os daqui”, concluiu
Luis Catarino, da Intermoney de Portugal, apresenta exemplos sustentáveis
O workshop foi dividido em duas partes. Na primeira, os portugueses apresentaram os conceitos sobre o tema afim de padronizar o entendimento. Na outra, apresentaram exemplos de cidades sustentáveis e fizeram uma abordagem mais prática acerca do tema.
Cerca de 80 pessoas participaram do evento entre eles servidores da Feam e de outros órgãos dos Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e representantes de outros órgãos, entre eles Agência Metropolitana, SEDRU, SEDE, SECTES, BIOERG, ARI, Instituto Acqua, CEMIG, UFMG, Escola de Arquitetura, além do Consulado Britânico de São Paulo.
Ana Carolina Seleme
Ascom Sisema