O Projeto “Reutilização de água em Usina de Destilaria de Etanol Hidratado e Fabricação de Açúcar através de Torres de Resfriamento” apresentado pela Usina Itaiquara, foi o sexto caso de boa prática ambiental na indústria reconhecido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
A boa prática apresentada refere-se à reutilização da água de resfriamento do processo industrial, das unidades de açúcar e destilaria. Desta forma, o empreendimento deixou de captar grande volume de água do reservatório Mascarenhas de Moraes “Rio Grande”.
Com a Boa Prática, o consumo de água captada por meio de outorga foi reduzido de 3.200,25 m³/h para 1.499,76 m³/h. A água nova utilizada no processo produtivo do açúcar e etanol foi minimizada de 2.020,25 m³/h para 319,76 m³/h, representando 84,17% de redução no consumo.
Crédito: Acervo Usina Itaiquara
Segundo a analista ambiental da Feam, Fernanda Meneghin, além da redução na captação de água, o empreendimento deixou de lançar esse efluente líquido no corpo d’água. É importante ressaltar que a prática de reutilização de água em usinas de açúcar e álcool, por meio de torres de resfriamento, já ocorre em indústrias com instalações modernas. Entretanto, a iniciativa adotada pela Itaiquara é considerada uma prática diferencial, uma vez que a empresa possui instalações antigas, tendo buscado esta medida como uma melhoria e ganho no consumo de água, afirmou a analista.
Para conhecer o programa e o relatório completo da prática apresentada, acesse o link http://www.feam.br/producao-sustentavel/boas-praticas
O Banco de Boas Práticas Ambientais na Indústria foi criado pela Feam em 2013, em parceria com a Fiemg, a fim de incentivar iniciativas voltadas para a ecoeficiência dos processos, e que induzam a produção de bens e serviços com uso menos intensivo de recursos naturais.
Milene Duque
Ascom/Sisema