A Feam lançou durante o II Encontro Estadual de Meio Ambiente, que ocorreu nos dias 20 a 22 de novembro em Belo Horizonte, o programa Minas Trata Esgoto. O objetivo é mobilizar os agentes municipais para cumprir os prazos definidos pelo Copam para implantação de sistema de tratamento de esgoto, de acordo com a Deliberação Normativa 96/06.
O programa será coordenado pela Divisão de Saneamento, em parceria com as Suprams e a Polícia Militar de Meio Ambiente. “Essa parceria tem garantido excelentes resultados no programa Minas sem Lixões. Agora, vamos concentrar esforços também para o fim do lançamento de esgotos sem tratamento nos cursos d’água”, afirma a gerente da Disan, Denise Bruschi.
Para orientar os municípios no cumprimento da DN 96/06, serão promovidos a partir de 2007 seminários em todas as regiões do Estado, além da publicação de cartilhas e realização de vistorias técnicas. “O Minas Trata Esgoto será um programa educativo para sensibilizar os agentes municipais e a população sobre a importância de investimentos em saneamento como estratégia para a melhoria da qualidade de vida”, completa Denise Bruschi.
As cidades com população urbana superior a 30 mil habitantes, responsáveis pela geração de cerca de 70% do esgoto no Estado, terão até 2010 para iniciar a operação de seus sistemas de tratamento. Em Minas Gerais cerca de 90% das cidades não tratam seu esgosto.
Data:7/12/06 Fonte: Ascom Feam