“Este acordo pode não mudar a realidade dos mineiros, dos brasileiros e de povos de outras partes do mundo, mas pode ter a virtude de abrir caminhos para que nós possamos, mais do que nos discursos, agir de forma coordenada, responsável e urgente para enfrentar este que é o grande desafio da nossa contemporaneidade, que é a questão do desenvolvimento sustentável”, afirmou Aécio Neves, em seu pronunciamento.
Preservação do planeta
Aécio Neves destacou que a parceria com a ONG e da Unesco na criação do Verde Minas/Instituto Hidroex e a realização do evento Diálogos da Terra permitirá que Minas saia mais uma vez à frente na discussão da preservação do planeta.
“Minas tem tradição em liderar transformações em momentos importantes para o país. Agora, temos a oportunidade de fazer um evento que definitivamente introduzirá a questão da preservação do planeta entre os governantes e em toda a população. Estaremos empenhados para organizar o maior dos encontros do Diálogos da Terra. Com a realização desse evento, que reunirá em Belo Horizonte as maiores autoridades ambientalistas do planeta, Minas dará mais uma importante contribuição ao enfrentamento desse nosso maior desafio”, afirmou o governador.
A conferência Diálogos da Terra será realizada em Belo Horizonte e deve enfocar a discussão mundial em torno dos recursos hídricos. A iniciativa para a implantação do programa Verde Minas e realização do encontro em Minas é do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Nárcio Rodrigues. Durante a solenidade, o deputado apresentou o esboço da logomarca do evento.
Por meio da parceria com a Green Cross, o Governo de Minas conseguiu implantar o Instituto Unesco de Excelência em Águas (Hidroex), com apoio da Unesco, órgão das Nações Unidas. Com sede em Frutal, no Triângulo Mineiro, o instituto já conta com várias instalações concluídas, entre laboratórios, dormitórios e auditórios.
Verde Minas
O programa Verde Minas é uma rede de educação ambiental que prevê a implantação, até 2010, de 30 centros de educação ambiental em todo o Estado, respeitando os biomas característicos das regiões mineiras, bem como o repertório hidrográfico de cada uma delas. A rede utilizará sistema de videoconferências para multiplicar os conhecimentos de defesa ambiental, especialmente valorizando os recursos hídricos.
Também busca melhorar a capacitação dos agentes ambientais otimizar as ações do Estado na área de meio ambiente, capaz de organizar as iniciativas dispersas nas várias instâncias da administração pública. O programa também tem objetivo de melhorar a qualidade de vida da toda população mineira, a partir de projetos ambientais que possam ganhar sustentabilidade a longo prazo.
O programa será um desdobramento da Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e será desenvolvido por meio das secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Data: 06/12/07
Fonte: Secom
Governo assina acordo de cooperação na área ambiental - FEAM
Governo assina acordo de cooperação na área ambiental
Notícia
Criado: Qui, 06 dez 2007 11:08 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:56