A presidente da Feam, Zuleika Torquetti, destacou a importância da parceria para Minas Gerais. “A assinatura do protocolo é o inicio nessa colaboração com foco nos resíduos sólidos urbanos, tema que tem sido um desafio para Minas Gerais”, afirmou.
Fotos: Janice Drumond Ascom/Sisema
O secretário Geral do Ministério de Território e Sustentabilidade da Catalunha, Pau Villòria, e a presidente da Feam, Zuleika Torquetti
Por meio da cooperação, a Fundação pretende fazer intercâmbio e qualificação para gestão sustentável de resíduos em grupos de municípios de baixa densidade populacional. “Isso será muito importante já que 70% dos municípios mineiros têm essa baixa densidade populacional”, explicou a presidente.
A parceria visa, também, trocar experiências na área de financiamento do sistema de coleta de resíduos sólidos e estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre as tecnologias de tratamento térmico e biológico de resíduos e de procedimentos área de regulação ambiental da atividade. “Queremos trabalhar isso de forma a viabilizar a coleta seletiva com a participação sustentável das organizações dos catadores de materiais recicláveis”, definiu, Zuleika.
A Feam quer, por meio da cooperação, promover o conhecimento sobre a aplicação do princípio de reponsabilidade dos produtores na cadeia da logística reversa, de acordo com o modelo desenvolvido na Catalunha. É também objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisa nas áreas de prevenção e minimização de resíduos municipais e especiais, sistemas de disposição final de resíduos e gestão de áreas contaminadas.
O secretário Geral do Ministério de Território e Sustentabilidade da Catalunha, Pau Villòria, o acordo fortalece os laços entre Catalunha e Minas Gerais. “Para nós esse acordo é também muito importante e queremos compartilhar conhecimentos em resíduos com Minas Gerais. Agradecemos ao Governo de Minas por nos permitir esse encontro e nos colocamos à disposição para novas visitas”, afirmou o secretário Geral.
Catalunha e Governo de Minas assinam protocolo de cooperação
Para o secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente, Danilo Vieira Júnior, essa é uma oportunidade promover a internacionalização de Minas Gerais. “Minas vem avançando nas políticas públicas relacionadas aos resíduos sólidos urbanos. Mas é importante trocarmos experiências e aprendermos o que está sendo feito na Europa. É também nossa oportunidade de mostrarmos o que temos feito em nosso estado”, destacou.