Jovens disputam vaga em curso de recondicionamento de computadores

Notícia

Criado: Qua, 25 mar 2009 10:42 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


Cerca de 200 jovens, com idades entre 16 a 29 anos, participaram, hoje (24), do processo seletivo do curso de qualificação em Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores (3RsPCs), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na região Leste de Belo Horizonte. Os candidatos disputaram 20 vagas no turno da manhã e 20 à tarde. O resultado será divulgado até sexta-feira (27), no site do CMRR.

Robison Raimundo Amaro dos Santos, 16 anos, foi um dos inscritos para a realização das provas de português, matemática e informática. "O curso será uma oportunidade de aprender informática e garantir um emprego", ressaltou o estudante. Rodrigo Maia da Silva, 23 anos, já está no mercado de trabalho, mas quer ampliar o leque de qualificações. "Hoje, o mercado está muito competitivo. Conhecimento nunca é demais". Com aulas gratuitas e início no dia 30 de março, o curso compreende três módulos, com carga horária total de 196 horas. Além de recuperar os computadores, os alunos aprenderão sobre os riscos que o resíduo eletroeletrônico pode representar no meio ambiente.

Para Alex Fernandes França, a entrada no curso será uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre a preservação ambiental. "Sempre incentivo as pessoas a darem preferência aos produtos orgânicos ao invés dos químicos, além da prática da coleta seletiva", explicou. O curso de qualificação é uma das ações do projeto 3RsPCs - Resíduos Eletroeletrônicos, coordenador pela Feam e que tem como objetivo a busca de soluções ambientalmente adequadas para os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos no Estado. Os jovens aprovados receberão, gratuitamente, vale-transporte, alimentação, uniforme e material didático.

Amigos da Escola

Também na área da capacitação, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos reuniu, na manhã desta terça-feira (24), representantes de 40 escolas públicas estaduais, que integram o projeto "Comunidade Viva, Comunidade Ativa", da Secretaria de Estado de Educação. Os diretores e professores tiveram a oportunidade de conhecer o cronograma das ações para 2009 do projeto Amigos da Escola, realizado pela Rede Globo, que terá como enfoque as questões ambientais.

Neste ano, o CMRR será um dos parceiros do projeto Amigos da Escola, em desenvolvimento desde 1999. As boas vindas à equipe foram dadas pelo coordenador executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, José Osvaldo Lasmar, que ressaltou a importância das escolas na mobilização da sociedade para a prática da sustentabilidade. "A ecologia urbana é o grande desafio desse século. Olhando ao nosso redor, temos rios contaminados e enchentes. A pergunta é como podemos reverter essa situação", questionou.

O próximo encontro será no dia 3 de março, com cerca de 400 alunos, que participarão no CMRR do dia temático do consumo consciente. No decorrer do ano, outros três dias temáticos serão organizados sobre saúde e qualidade de vida, água e aquecimento global. Para o professor de Biologia da Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, Emanuel Vítor Júnior, a reunião foi uma oportunidade de somar novas idéias para os projetos já em andamento. "A escola está promovendo a recuperação do córrego da comunidade. Para melhorar o nosso desempenho, vamos contar com a colaboração do CMRR e dos Amigos da Escola para ampliar as atividades, a fim de disseminar a educação ambiental", concluiu o professor.

Ascom/ Sisema