Um veículo tombou na noite de segunda-feira provocando vazamento de 24 mil litros de ácido fluorsilícico, atingindo um curso d'água que deságua no rio Misericórdia e causando morte alguns peixes. Na mesma data, um técnico do Núcleo de Emergência Ambiental da Feam foi enviado ao local para avaliar a extensão dos danos ambientais e determinar medidas para minimizar o impacto.
De acordo com o técnico, o curso d'água atingido possui capacidade para depurar a parte do líquido que atingiu o córrego. Em relação à quantidade que atingiu o solo, o técnico determinou que a terra fosse removida e encaminhada a um aterro autorizado a receber esse tipo de resíduo.
O gerente da Gerência de Emergência Ambiental, Eduardo Almeida Bacelar, informa que não há risco a população da região. "A situação já está controlada. O produto foi neutralizado com cal e a limpeza do solo já está sendo feita pela empresa contratada pela transportadora", afirma. O ácido fluorsílicico é utilizado no tratamento de água e cárie dentária.
Ascom / Sisema