Foto: Wagner Antônio
Reunião para adesão ao programa Ambientação ocorreu na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em Belo Horizonte
O programa AmbientAÇÃO, iniciativa de educação ambiental em prédios públicos promovida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), chega a duas comarcas do Judiciário. Por meio de parceria firmada entre o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o programa será implantado, a partir de agosto, nas unidades do TJ de Santa Rita do Sapucaí, no Sul, e em Araxá, no Alto Paranaíba, com diversas ações relacionadas ao controle do consumo de água, de energia elétrica e de insumos como papel, copos descartáveis, entre outros. Outro indicador a ser monitorado é gestão de resíduos e a quantitativo desses materiais enviada para a reciclagem.
A assinatura da adesão do TJMG ao programa, feita por meio de Termo de Cooperação Técnica (TCT), ocorreu durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, como parte do Plano de Logística Sustentável (PLS) do tribunal. O anúncio foi feito em reunião conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, em que participaram a coordenadora do projeto, Fabiana Lúcia Costa; e o chefe de gabinete da Feam, em exercício, Alexandre Magrineli, além da desembargadora Shirley Fenzi Bertão; o desembargador José Arthur Filho; e a responsável pela Assessoria Técnica e Jurídica ao Planejamento e à Gestão Institucional (Asplag), Selmara Alves Fernandes.
O programa Ambientação tem como objetivo sensibilizar e informar os servidores e pessoas em geral para a adoção de atitudes conscientes e ecologicamente adequadas em relação ao ambiente de trabalho. A iniciativa busca a economia de recursos naturais, a redução do desperdício e o reaproveitamento de materiais, além da escolha preferencial, no momento das compras, por produtos com diferenciais ecológicos, seja em sua constituição (recicláveis e reciclados), seja em seu processo produtivo (menor consumo de energia, quantidade de matéria-prima e geração de resíduos).
As metas do programa consistem em diagnóstico, planejamento, implantação e monitoramento de indicadores do consumo. As ações a serem desenvolvidas também irão ajudar as comissões setoriais, que são grupos de funcionários das comarcas, escolhidos para viabilizar o programa e para desenvolverem as ações de sensibilização e informação. O programa será desenvolvido como projeto piloto nas duas comarcas escolhidas, durante um ano, a partir de agosto de 2019.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Ambientação, Fabiana Lúcia Costa Santos, o objetivo é que, após a implantação do Projeto Piloto, o Programa seja estendido para as demais comarcas do TJ em Minas. “Pretendemos, também, durante a execução das fases de implantação do programa, produzir material multimídia, como recursos audiovisuais, que serão transmitidos para as demais comarcas em um modelo de implantação à distância. Junto a esse material também serão agregados manuais textuais de implantação, bem como vídeos instrutivos de momentos práticos das atividades desenvolvidas pelo projeto piloto”, disse.
Fabiana Santos ressaltou que para a implantação à distância, o Programa AmbientAÇÃO criará uma estrutura de tutoria para apoiar as comissões setoriais das comarcas, e demais instituições do poder executivo nas ações de diagnóstico, planejamento, implantação e monitoramento do programa. “Esse modelo de implantação não presencial vinha sendo planejado pela atual coordenação a fim de dar uma maior capilaridade à implantação do Programa Ambientação, sem que houvesse a necessidade de custos com viagens e deslocamentos para executar as etapas que vêm sendo realizadas de forma presencial”, frisou.
Dessa forma, o Ambientação poderá sem implantado sem haver a presença física, com a expectativa de que cerca de 100 comarcas no Estado façam a adesão programa. “Espera-se que o formato de implantação à distância seja efetivo, cumpra seu objetivo e contribua para economia de recursos da administração pública”, concluiu.
Ângela Almeida
Ascom/Sisema