O Programa Ambientação foi apresentado na última terça-feira (05/07), durante o lançamento do Programa de Consumo Consciente da Santa Casa de Belo Horizonte, como case de sucesso. O Programa, coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e que desenvolve ações de educação ambiental no cotidiano do funcionalismo público de Minas Gerais, serviu de modelo para a implantação de ações em um dos maiores hospitais do Brasil.
De acordo com o coordenador do Programa no Grupo Santa Casa, José Daniel Gonçalves, o Programa que está sendo implantado, inicialmente na Santa Casa de Belo Horizonte, foi inspirado nas ações desenvolvidas pelo Programa Ambientação. “Os principais aspectos abordados pelo Programa é com relação à adoção, por parte dos servidores do Hospital, de atitudes como a não geração, a preservação e o fim do desperdício ou gasto desnecessário de material, utilizando os recursos de forma sustentável”, afirmou José Daniel.
Uma das ações já implantada no hospital foi a troca de copos descartáveis por canecas. De acordo com dados levantados pela equipe do Programa, no período de janeiro a maio de 2015 foram gastos 2.09.452 unidades de copos descartáveis, caindo para 1.171.563 unidades no mesmo período em 2016, representando uma redução de 44% no uso de copos descartáveis de 200 ml. Isso representou uma economia de 62% do valor investimento para a compra dos copos.
Crédito: Grupo Santa Casa
O Programa Ambientação foi apresentado a gerentes, coordenadores e superintendentes do Grupo Santa Casa
O Programa de Consumo Consciente da Santa Casa desenvolve, também, campanhas para redução de papéis impressos, gestão adequada dos resíduos, consumo de energia elétrica e água. Todas as medidas foram inspiradas nas ações já desenvolvidas pelo Programa Ambientação em 68 instituições ligadas ao estado, abrangendo 49 edificações e atingindo, aproximadamente, um público total de 30 mil pessoas.
Durante o lançamento do Programa na Santa Casa, a gestora do Programa Ambientação, Miriam Dias, apresentou o Ambientação a gerentes, coordenadores e superintendentes do Grupo Santa casa. “Fico feliz, pois o Programa Ambientação está servindo de modelo e sendo usado como referência para a implantação em outras instituições fora das estruturas do Estado”, disse.
Crédito: Grupo Santa Casa
A gestora do Programa Ambientação, Miriam Dias, diz que o Ambientação é referência para outras instituições fora do Estado
A analista ambiental da Feam, Angelina Maria Lanna, também apresentou alguns resultados já alcançados na Cidade Administrativa. Alguns dados interessantes apresentados foram, por exemplo, com relação ao recolhimento de óleo de cozinha usado. Em 2014 foram recolhidos 3.380 litros, em 2013 foram 3.165 litros e em 2015, 6.080 litros. O recolhimentos de pilhas inservíveis foi de 188 kg em 2015. Outro dado importante apresentado foi relativo à reutilização de papel A4 com a confecção de blocos de anotações. Em 2013 foram confeccionados 7.895 blocos, em 2014, 8.148 e em 2015, 13.539.
Programa AmbientAção - Criado em 2003, o Programa visa implementar ações de educação socioambiental, mobilização, comunicação, formação e capacitação, em instituições públicas de Minas Gerais, para a redução na geração de resíduos, a segregação de materiais potencialmente recicláveis como papel, plástico, metal e vidro e a redução no consumo de água, energia elétrica, copos descartáveis e papel A4.
Outro destaque do Programa são as intervenções educativas que possibilitam a reflexão e gradativa mudança de comportamento dos servidores públicos, através de canais de comunicação e interação que possibilitam às instituições participantes a troca de experiências, o compartilhamento de soluções e a atuação em rede. São desenvolvidas diferentes estratégias de comunicação e mobilização incluindo intervenções teatrais, mágicas, cartazes e panfletos, quadro de avisos, boletim informativo, jogos, gincanas, atividades culturais e ecológicas, comunicação face-a-face e intranet.
Milene Duque
Ascom/Sisema