Promovido por meio de parceira entre o CMRR, Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Tribunal de Justiça – Vara de Atos Infracionais de Belo Horizonte, o curso gratuito de Auxiliar de Cozinha é oferecido desde abril deste ano.
Guilherme Ludwig
Após 200 horas de aulas na Cozinha Experimental do CMRR, era grande a expectativa dos formandos para colocar em prática o aprendizado. Para Vitor Hugo de Moura, a experiência adquirida trouxe segurança na busca por seu primeiro emprego. “Ao saber que estava concluindo o curso, um amigo me indicou para uma vaga na cozinha de um restaurante. Todo o esforço e dedicação valeram a pena”, comemora.
A coordenadora da Cozinha Experimental, Fernanda Redig, ressalta a importância da capacitação para jovens em busca de um trabalho. “A demanda por profissionais na área da gastronomia é grande, mas nem sempre há mão de obra qualificada. O curso de Auxiliar de Cozinha ajuda a suprir essa carência no mercado, formando profissionais que também dominam conceitos de sustentabilidade e gestão dos resíduos orgânicos”, afirma.
Viviane Alves, que faz o curso Técnico em Nutrição, participou do projeto Chefs do Amanhã para enriquecer seu currículo. A estudante considera a formação como um diferencial. “Todo o conteúdo, de alguma forma, agrega valor à minha formação técnica. Módulos como o de aproveitamento integral dos alimentos conferem uma visão diferenciada na prática da profissão, se tornando um bom atrativo para os empregadores”, observa a estudante.