Reunião pública discute fechamento de Mina da Rio Pomba Cataguases

Notícia

Criado: Ter, 23 ago 2011 13:35 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:56

A Superintendência Regional de Regularização Ambiental da Zona da Mata realiza, na próxima segunda-feira (29), uma reunião pública para discutir o processo de fechamento de mina da Mineração Rio Pomba Cataguases Ltda. A reunião acontece às 14h00, no Hotel Dona Zinha, situado na Rua Governador Juscelino, 64, Centro, Mercês/MG.

O pedido para análise do Plano de Fechamento de Mina (PAFEM) da Rio Pomba Cataguases foi protocolado no último mês de maio na Superintendência Regional Zona da Mata e agora será apresentado à população do entorno do empreendimento, que poderá colaborar com opiniões e sugestões.   

O PAFEM, previsto na Deliberação Normativa Copam 127/2008, é um documento técnico elaborado pelo empreendedor e apresentado ao órgão ambiental dois anos antes do encerramento das atividades da mineração, contendo o cronograma das ações a serem efetuadas para continuidade da reabilitação e do monitoramento ambiental, bem como a proposição de alternativas de uso futuro da área minerada, em consonância com os aspectos sócioeconômicos e ambientais da região. 

“Minas Gerais é o primeiro e único Estado do Brasil que possui regulamentação específica sobre este assunto. Esta será a primeira reunião pública sobre um processo de fechamento de mina formalizado, em atendimento à DN COPAM nº 127/08, e uma excelente oportunidade para avaliarmos a efetividade dos requisitos legais instituídos, bem como a resposta que a comunidade afetada pela mineração dará nesta fase de discussão sobre o uso futuro da área”, ressalta a Diretora de Gestão da Qualidade Ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), entidade que compõe o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), Zuleika S. Chiacchio Torquetti.

A Deliberação Normativa 127/2008 foi instituída pelo Estado de Minas Gerais com o objetivo principal de assegurar o estabelecimento de instrumentos que atestem a execução da reabilitação ambiental de áreas mineradas, de forma a garantir a proteção do meio ambiente, com foco no uso futuro sustentável das áreas, valorizando o bem-estar individual e comunitário. 

 

Milene Duque

Ascom / Sisema