Selecionados os pré-qualificados para o II Prêmio Estadual de Sustentabilidade

Notícia

Criado: Seg, 14 dez 2009 10:48 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


Com o objetivo de incentivar e valorizar as iniciativas pioneiras e inovadoras na área de gestão de resíduos sólidos urbanos, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com a Fundação Israel Pinheiro (Fip) e o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), irão premiar três projetos já implementados ou em desenvolvimento nos municípios mineiros.

Segundo com o capítulo V §1º do referido Edital, os projetos pré-qualificados serão convidados, por meio dos sites Feam e CMRR, a apresentarem o detalhamento e anexos, que deverão ser enviados até 15 de janeiro de 2010. Confira o resultado dos projetos pré-qualificados para a 2ª etapa do concurso:

• “Elói Mendes: Sem lixão, sem obstáculo” - Prefeitura Municipal de Elói Mendes
• “Morão de Plástico Reciclado” – Green Pet Industria & Comércio Ltda
• “Resgatando cidadania um novo começo para os trabalhadores com materiais Recicláveis”- ASTRAPI - Associação de trabalhadores com papel, papelão e materiais recicláveis de Ibirité.
• “Correção Ambiental e Reciclagem com Carroceiros de Belo Horizonte” – SLU – Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte
• “Projeto Reciclar – separe o lixo Recicle vida – Prefeitura Municipal de Barão de Cocais

Vencedores

Na primeira edição do prêmio, em 2007, a Prefeitura Municipal de João Monlevade conquistou o primeiro lugar com a apresentação do “Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do Município de João Monlevade – preservação, pioneirismo e inclusão social”. O projeto trouxe como diferencial a criação de um consórcio público de cooperação entre as cidades do entorno: Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba e Nova Era. Os demais vencedores foram Brumadinho, com o projeto “Ser Verde”, e Ouro Preto, que desenvolveu a campanha “Ouro Preto mais limpa e solidária”.

Minas sem Lixões lança coletânea 2009

Criado em 2003 pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o programa Minas sem Lixões tem como meta, até 2011, viabilizar o atendimento de, no mínimo, 60% da população urbana com sistemas de tratamento e destinação final adequados de resíduos sólidos urbanos, além de atuar para o fim dos lixões em 80% dos 853 municípios mineiros. 

Para alcançar esses resultados, o programa promove diversas ações, de maneira a incentivar e orientar os municípios mineiros na elaboração e implementação do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos, conforme determinado pela Lei 18.031, de 12 de janeiro de 2009. Na busca de soluções, uma das estratégias é a elaboração de manuais técnicos direcionados aos agentes municipais. Neste mês, foi lançada a coletânea 2009 do Minas sem Lixões, composta por oito publicações sobre coleta seletiva e gerenciamento de resíduos da construção civil, plástico, óleo de cozinha, pneus, equipamentos eletroeletrônicos, vidro e, por último, lâmpadas, pilhas e baterias. 

Os manuais estão sendo distribuídos nos escritórios da FIP/Minas sem Lixões, em Belo Horizonte e Ipatinga. Até o final deste mês, também estarão disponíveis na internet, no site www.israelpinheiro.org.br. Mais informações pelo telefone (31) (31) 3281 5845.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.