Semad retoma Projeto Clima na Prática com realização de oficina em Montes Claros

Notícia

Criado: Qui, 04 abr 2024 18:14 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:56


 

Foto: Sisema/Divulgação
Oficina MOC Mat
Oficina contou com a participação de representantes de três municípios: Montes Claros, São João da Ponte e São Francisco

 

No intuito de guiar agentes municipais em Minas Gerais no desenvolvimento de ações e programas para reduzir a vulnerabilidade climática, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promoveu, nessa quarta-feira (3/4), o Ciclo inaugural de Oficinas Regionais do Projeto Clima na Prática. O evento aconteceu no Centro de Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Montes Claros.

 

A ação marca a retomada do projeto, resultante de parceria firmada entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e I Care & Consult, com apoio da Réseau Action Climat (RAC) e da Agência Francesa de Gestão Ambiental e Energia (ADEME).

 

A nova proposta de implementação do Projeto Clima na Prática no território estadual visa elaborar planos locais de ação climática em parceria com as administrações públicas municipais. O objetivo é atender alguns municípios pilotos de Minas Gerais, utilizando-se da modalidade de convite aos municípios considerados elegíveis para recebimento do projeto. Os próximos eventos estão previstos para os municípios de Itabira, na segunda quinzena de abril, e Juiz de Fora, no início de maio.

 

A superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas da Semad, Renata Araújo, comemorou a troca de experiências e a importância das discussões em municípios com grande vulnerabilidade climática.

 

"A iniciativa decorre de uma política pública robusta em prol da agenda climática e focada na trajetória de descarbonização e no aumento da resiliência territorial mineira. A pauta climática é transversal e transfronteiriça, por isso, todas as medidas em escala municipal, sejam individuais ou coletivas, são urgentes e fundamentais para frear o aquecimento global e ampliar a capacidade de adaptação dos municípios em face aos eventos climáticos extremos", avalia.

 

A oficina contou com a participação de representantes de três municípios: Montes Claros, São João da Ponte e São Francisco, além de parte do corpo docente e discente da Unimontes.

 

Auxílio aos municípios

 

Presente no evento, o secretário municipal de Meio Ambiente de Montes Claros destacou a importância do programa para elaboração das políticas públicas municipais.

 

"Com esse encontro, estamos aprendendo a ligar pontos. Estamos fazendo isso de uma forma bem estruturada, para que possamos entender as causas e as consequências do que nós estamos vivendo hoje no planeta em relação à questão do aquecimento global. Esse é um ponto chave para o desenvolvimento sustentável, com geração de renda, sem perder o foco também na questão da preservação e da sustentabilidade", pontuou.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente de São João da Ponte, Adilson Pereira de Souza, também falou sobre a importância da conscientização.

 

"Hoje, através dessa atividade, a gente sai com uma nova mentalidade, com a renovação das ideias. Acredito que saímos mais preparados para enfrentar as mudanças climáticas e o problema que isso causa à nossa região", disse.

 

Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema