Sisema debate com sociedade alternativas para preservação da Serra da Calçada

Notícia

Criado: Ter, 02 out 2007 17:53 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:56


De acordo com o PL, a Serra da Calçada é considerada área insubstituível devido às paisagens e à diversidade da fauna, flora e recursos hídricos existentes em sua extensão. A área abriga espécies de aves, mamíferos e plantas ameaçadas de extinção, sendo, por isso, enquadrada na categoria de importância Especial para conservação da biodiversidade em Minas Gerais, de acordo com o Atlas de Biodiversidade do Estado, lançado pela Fundação Biodiversitas em 2005. Parte da área onde está inserida a Serra da Calçada é de propriedade da Companhia Vale do Rio Doce e atualmente não é utilizada para exploração mineral.

De acordo com o subsecretário de Gestão Ambiental Integrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Ilmar Bastos, o órgão apóia todas as iniciativas de ampliação ou criação de áreas verdes em Minas Gerais e entende a importância de se discutir alternativas para preservação com a sociedade civil, setor econômico e poder legislativo. “Para se fazer gestão ambiental responsável é necessário que todas as partes envolvidas se manifestem para que se chegue à melhor solução. O que queremos é que o meio ambiente seja preservado da melhor forma possível”, afirmou o subsecretário durante a audiência.

Outro ponto destacado por Bastos foi a ação do Estado para preservação de suas unidades de conservação (UCs). “Além de possuir a melhor força de combate a incêndios da América Latina (Força-Tarefa Previncêndio), o Sisema criou nesta gestão uma diretoria específica para a gestão das áreas protegidas, o que demonstra que o Estado entende a necessidade do fortalecimento dessas importantes fontes de biodiversidade”, declarou.

A Serra da Calçada está localizada na zona de amortecimento do P.E Serra do Rola-Moça e fica a cerca de 20 km de Belo Horizonte, na divisa dos municípios de Nova Lima e Brumadinho. A Serra integra a cadeia do espinhaço, considerada pela Unesco como Reserva da Biosfera. Na serra estão alguns dos principais mananciais de abastecimento da região Metropolitana de Belo Horizonte.

Data: 02/10/07
Fonte: Ascom Sisema