Atenção empreendedores que possuem barragens de rejeitos e resíduos industriais, barragens de mineração e barragens de água em Minas: até o meio-dia de sábado (25/1), a maior parte de Minas Gerais deve enfrentar chuvas fortes, com grande volume de água. Previsões emitidas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) sugerem que as chuvas entre quarta-feira (24/1) e sábado devem alcançar um volume de 250 milímetros, no acumulado de 72 horas. Os temporais devem ocorrer principalmente à noite e madrugada.
Em caráter complementar à Política Nacional de Barragens, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) solicita:
- Que as equipes de segurança de barragens dos empreendimentos se mantenham em alerta e com monitoramento diário das barragens.
- Que mantenham atenção às tomadas d’agua dos vertedouros garantindo a capacidade vertente de acordo com projeto.
- Que acionem o Plano de Ação de Emergências (PAE) diante de qualquer anormalidade e que informem imediatamente às autoridades ambientais competentes.
Além disso, reforçamos a necessidade dos empreendedores manterem comunicação ativa com as comunidades, principalmente durante o período chuvoso, relatando a real situação de suas barragens.