Foto: Divulgação Semad
Simulado em Lavras orientou a população que vive no entorno da usina do funil sobre eventual ocorrência
O Núcleo de Emergências Ambientais (NEA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participou de um simulado de rompimento de barragem na Usina de Funil. O empreendimento está localizado na área urbana de Ribeirão Vermelho, mas também compreende bairros da zona rural de Lavras, ambos no Sul de Minas. A atividade ocorreu no último sábado (26/10).
Com capacidade para comportar cerca de 285 milhões de metros cúbicos de água, a estrutura da usina está estável e com níveis satisfatórios de segurança, de acordo com Ronildo Valente, analista ambiental do NEA que acompanhou a simulação. O servidor explicou que 939 pessoas das duas cidades participaram da ação.
O volume das sirenes foi perceptível nos 15 pontos de encontro espalhados nos dois municípios e os moradores gastaram entre um e 30 minutos para chegar aos locais. Além do NEA, o Corpo de Bombeiros, órgãos de Defesa Civil estadual, militares do Exército e funcionários da Aliança Energia, empresa que opera a usina, participaram do simulado.
A simulação de rompimento de barragem evacuando populações que residem em áreas próximas às barragens é um procedimento preventivo e de segurança, garante Ronildo. “As pessoas precisam ser treinadas porque, caso aconteça alguma ocorrência, a população estará preparada para agir de maneira correta e segura”, disse.
Simon Nascimento
Ascom/Sisema