Foto: Luciane Evans
Três Suprams foram homenageadas em cada uma das oito categorias
As unidades regionais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) foram homenageadas por seus resultados, nesta quarta (22/12), em solenidade realizada em Caxambu, no Sul de Minas. Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams), Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBio) e Unidades Regionais de Gestão das Águas (Urgas) receberam a premiação.
Os prêmios foram entregues pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho; pelo diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca; pela diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins. O presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão, também participou da solenidade.O evento teve ainda a presença do prefeito de Caxambu, Diogo Curi, e do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Noraldino Júnior.
Três Suprams foram homenageadas em cada uma das oito categorias: conformidade de sistemas; atendimento à Advocacia Geral do Estado (AGE) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE); atendimento de denúncias e requisições; processamento de autos de infração; fiscalização ambiental; controle ambiental; licenciamento ambiental, além de uma categoria geral.
Também três Urgas receberam prêmio na categoria outorga. Já as URFBiosforam avaliadas na categoria intervenções ambientais. Três delas receberam a condecoração.
Abertura
No início da solenidade, a secretária Marília Melo destacou que o evento é uma oportunidade de acompanhar os resultados do Sisema para melhorar as metas e desempenho das casas. Ela ressaltou ainda a importância da área ambiental para o desenvolvimento sustentável no Estado e citou as oportunidades de ações conjuntas entre Feam e IEF nas metas de reflorestamento pactuadas para redução das mudanças climáticas.
Ainda segundo a secretária, toda a equipe de dirigentes do Sisema tem a obrigação de estar próxima a seus regionais. Para ela, a premiação permite observar a diversidade entre as várias Suprams. “Para mim, é uma grande honra ser responsável pela Semad”, afirmou. “Do nosso trabalho, esperamos qualidade ambiental, água para beber, florestas, qualidade do ar, enfim, qualidade de vida”, completou.
A diretora-geral do IEF, Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins, agradeceu as atitudes que demonstram que todos estão juntos pelo Sisema. “As ações dos quatro órgãos estão entrelaçadas”, afirmou.
Renato Brandão, presidente da Feam, destacou que o trabalho da Fundação tem grande interação com os regionais, principalmente para fins de fiscalização ambiental. “São ações que tem várias interfaces com programas e projetos em comum”, observou.
Já o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, lembrou o esforço das Urgas que reduziram um passivo de 25 mil outorgas desde 2018. “Ainda existem 2 mil como desafio e temos a meta de entregar novas outorgas com 90 dias”, destacou.
A solenidade teve ainda homenagens especiais àassessora-chefe de Comunicação do Sisema, Valquiria Lopes, pelos serviços prestados ao Sisema, e ao servidor Rodrigo Ribas, que se recuperou de um quadro grave da Covid em 2021.
Conheça os vencedores:
Categoria conformidade de sistemas:
1º lugar - Supram Central Metropolitana
2º lugar – Supram Noroeste
3º lugar - Supram Norte de minas
Categoria atendimento AGE e OGE:
1º lugar - Supram Leste Mineiro
2º lugar - Supram Sul de Minas
3º lugar - Supram Alto São Francisco
Categoria atendimento de denúncias e requisições
1º lugar - Supram Alto São Francisco
2º lugar - Supram Sul de Minas
3º lugar - Supram Zona da Mata
Categoria Processamento de Autos de Infração
1º lugar - Supram Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
2º lugar -Supram Noroeste!
3º lugar - Supram Jequitinhonha
Categoria Fiscalização Ambiental
1º lugar - Supram Leste Mineiro
2º lugar - Supram Central Metropolitana
3º lugar -Supram Alto São Francisco
Categoria Controle Ambiental
1º lugar - Supram Sul de Minas
2º lugar -Supram Noroeste
3º lugar - Supram Leste Mineiro
Categoria Licenciamento Ambiental
1º lugar – duas Suprams se destacaram: Sul de Minas e Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
2º lugar - Supram Noroeste
Categoria geral:
1º lugar - Sul de Minas
2º lugar - Supram Noroeste
3º lugar - Supram Alto São Francisco
Homenagem às URGAs – categoria Outorgas
1º lugar – URGA Jequitinhonha
2º lugar – URGA Leste Mineiro
3º lugar - URGA Sul de Minas
Homenagem às URFBio- categoria Intervenção Ambiental
3º lugar – URFBio Centro Oeste
2º lugar – URFBio Alto Paranaíba
1º lugar – URFBio Triângulo
Clique aqui e veja as fotos do evento
Emerson Gomes
Ascom/Sisema