No encontro promovido pelo Governo de Minas para discutir o aquecimento global, o secretário fez questão de ressaltar que um dos papeis do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas é envolver a população no debate. “Não se faz mudança sem engajamento da sociedade”, disse. Segundo ele, é fundamental que a sociedade tenha uma percepção clara das mudanças que estão ocorrendo e o governo quer levar a sociedade mineira a uma ampla discussão do tema.
Políticas públicas
Mapear vulnerabilidades e traçar estratégias de desenvolvimento sustentável. Essa é, segundo o secretário de Meio Ambiente, outra prioridade do Governo de Minas. "Há uma articulação com a comissão interministerial para fazer um inventário de emissões do Estado. O governador já indicou para os próximos anos um esforço na redução do desmatamento e apoio ao reflorestamento. Isso tem relação direta com a diminuição de gás carbônico na atmosfera", completa.
Outro ponto destacado foi o sistema de compras sustentáveis, já iniciado pela administração pública. Segundo esse sistema, todas as compras das entidades do governo serão fundamentadas na qualidade ambiental dos produtos consumidos. "Vamos usar a infra-estrutura do governo para popularizar o entendimento sobre as mudanças do clima. Desse modo, a sociedade será capaz de ter uma percepção clara do que isso representa hoje e do que pode representar no futuro", declara José Carlos.
Ascom Sisema