Foto: Sisema/Divulgação
Equipe realizou vistoria técnica em cavernas naturais subterrâneas nos maciços de Limeira e Escrivânia
Com o intuito de aprimorar o trabalho de preservação das cavernas em Minas Gerais, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) promoveu, nos dias 30 e 31 de outubro, um workshop de espeleologia com a equipe técnica da Gerência de Suporte Técnico (GST).
A programação abordou conceitos sobre esse tipo de formação natural no Carste de Lagoa Santa, bem como os pontos principais relacionadas à sua área de influência e relevância do monitoramento de cavidades próximas a empreendimentos.
A espeleologia é a ciência que se dedica ao estudo das cavernas, para entender como foi a evolução dessas cavidades naturais subterrâneas e do meio ambiente onde estão inseridas.
No evento, foram discutidos os principais problemas enfrentados tanto pelos analistas dos órgãos ambientais quanto pelos empreendedores, principalmente no âmbito dos estudos prospectivos e elaboração do mapa de potencial de ocorrência de cavidades. O workshop apresentou metodologias para cada tipo de estudo espeleológico, pontuando suas vantagens e desvantagens.
A programação se dividiu em duas partes. No primeiro dia, foram abordadas as questões teóricas, na Cidade Administrativa de Minas Gerais. No encerramento, a equipe fez uma vistoria técnica em algumas cavernas naturais subterrâneas localizadas nos maciços de Limeira e Escrivânia, no município de Prudente de Morais.
A escolha do local se deve ao fato da sua importância tanto no contexto espeleológico quanto arqueológica, uma vez que a área, constituída por abrigos e grutas no afloramento calcário, foram explorados, entre 1834 e 1844, pelo pesquisador dinamarquês Peter Lund.
Capacitação
A gerente de Suporte Técnico da Feam, Mariana Pimenta, destaca a importância de conciliar a teoria e a prática neste tipo de capacitação.
"É fundamental para a formação de novos servidores da Gerência de Suporte Técnico e para a atualização dos antigos servidores. Espeleologia, especialmente o monitoramento de cavidades próximas a empreendimentos em atividade, é uma área crítica para o licenciamento ambiental. No workshop, contamos com especialistas de alto nível que discutiram assuntos práticos relacionados a espeleologia. A equipe, bastante heterogênea, aproveitou muito a parte teórica, mas principalmente a prática, conhecendo cavidades icônicas no calcário", conclui.
Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema