Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Centro Mineiro de Referência em Resíduos completa um ano

PDFImprimirE-mail

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) completa esta semana um ano de atividades. Durante esse primeiro ano, formou 91 estudantes do ensino médio das escolas públicas no Curso de Gestão e Negócios em Resíduos, apresentando a eles uma profissão típica do século XXI: o gestor de resíduos. O objetivo do curso é oferecer aos jovens ensino sobre técnicas de preservação do meio ambiente com geração de renda. Desses alunos, 23 já estão atuando em postos de gasolina, hospitais e na construção civil.

 

O Centro Mineiro foi pioneiro também ao buscar a articulação entre os setores público, privado e sociedade organizada para estimular o consumo consciente, combater o desperdício, incentivar reciclagem e reutilização. Tudo isso em um único espaço físico, e avançou na integração da agenda ambiental e social.

Outro pilar é o Programa Ambientação, criado para melhorar a qualidade de vida nos locais públicos de trabalho e que extrapolou as fronteiras do Estado, sendo adotado integralmente pelo governo do Mato Grosso. Esse programa recebeu três prêmios, entre eles, o primeiro lugar do Prêmio Ford 2006, na categoria Educação Ambiental. O Ambientação cresceu e ganhou outras facetas como o programa de coleta seletiva para condomínios. 

Atualmente, está implantado em 39 instituições do Governo de Minas e conta com a participação de cinco mil funcionários. Os resultados falam por si: no período de 2006/2007 houve uma redução de 17,72% no consumo de papel, o que poupou de corte pelo menos 40 árvores adultas; em relação à água, a redução foi de 59,20% no consumo, o que representa uma economia anual de quase R$ 60 mil, o que significa a reforma de uma escola.

 A interlocução com artistas é outra estratégia adotada pelo centro e expressa nas numerosas oficinas e cinco mostras e exposições de sustentabilidade na arte. 

Municípios aprendem a cuidar adequadamente do  lixo

A meta do Programa Minas sem Lixões é ter, até 2011, 60% da população mineira com disposição adequada dos resíduos sólidos, acabando com os lixões.  O processo, desenvolvido no Centro Mineiro, definiu técnicas que vão desde a geração até a destinação final do lixo, criando oportunidades de reciclagem e reutilização por meio da coleta seletiva e compostagem, e promovendo a inserção social daqueles que sobrevivem dos monturos de lixo.

 “Nós somos uma integração entre o apoio aos municípios no esforço de eliminação dos lixões e implantação de um Programa de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos com o apoio à sociedade civil e empresários no aproveitamento e potencialização de oportunidades de geração de emprego e renda”, analisa o diretor executivo do Centro, o economista José Osvaldo Lasmar. 

A gerente de saneamento ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Denise Bruschi, acrescenta que a maior contribuição para o Programa Minas Sem Lixões foi o estabelecimento do marco metodológico do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos a partir do projeto piloto desenvolvido ao longo dos últimos dois anos no município de Araxá, no Triângulo Mineiro.

Aterros com maior vida útil 

A importância do Plano Integrado está na melhoria da qualidade de vida para as populações, no presente e no futuro, pois ao implantar coleta seletiva e assegurar emprego e renda na cadeia da reciclagem, também garante uma vida útil maior para os aterros sanitários além dos 15 ou 20 anos estimados. Este aumento do tempo de uso dos aterros é porque só segue para eles os resíduos últimos, ou seja, aqueles que não podem ser reaproveitados. Atualmente, Minas Gerais possui 19 aterros sanitários, que atendem 31 municípios e 69 usinas de triagem e compostagem. 

Centro Mineiro de Referência em Resíduos 

Localizado na região Leste de Belo Horizonte, o Centro Mineiro tem como missão apoiar municípios e cidadãos na gestão integrada de resíduos por meio da disseminação de informações e capacitação, visando à geração de trabalho e renda e à melhoria da qualidade de vida. 

Programação da Semana do Meio Ambiente / Sisema

04/06

10h: Abertura da Semana do Meio Ambiente 2008 no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), com lançamento do Guia Turístico do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, entrega do Diploma de Produtor Rural Modelo em Conservação da Natureza e do Prêmio Estadual Sustentabilidade e Gestão Ambiental Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos.

Local: Auditório - Rua Belém, 40 - Esplanada – BH

14h: Abertura da exposição fotográfica comemorativa da Semana do Meio Ambiente eentrega da premiação do 18º concurso nacional Fotografe a Natureza.

Local: Sede do Sisema - Rua Espírito Santo, 495 - 3º andar - Centro - BH

05/06

10h: Ato Meta 2010 - Evento para informar a população sobre a implantação da Meta2010, Projeto Estruturador do Governo de Minas voltado para a revitalização da baciado Rio das Velhas.

Local: Ponte Velha de Santa Luzia

10h às 22h: Por meio de um programa de computador o público irá responder perguntas sobre seus hábitos diários para calcular sua emissão de CO2.

Local: Minas Shopping e na Sede Sisema - Rua Espírito Santo, 495 - Centro - BH, entre 8h e 18h. 

04 a 12/06

Exposição do Fotógrafo Joaquim Martins da Silva Filho sobre a flora e fauna de MinasGerais.

Local: Minas Shopping

 Exposição do Fotógrafo Evandro Rodney sobre os Parques Estaduais de Minas.

Local: Exposição Central do Metrô

 

 

 

Data: 03/06/08
Fonte: Ascom / Sisema 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades