Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Ambientação atinge marca de 49 prédios públicos com o Programa implantado

PDFImprimirE-mail

Com o objetivo de promover o consumo consciente e melhorar a qualidade de vida no local de trabalho, o Programa Ambientação incentiva os funcionários da administração pública a mudar de comportamento e assumir atitudes ambientalmente corretas.

O Programa Ambientação, criado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) em 2003, avança na promoção do consumo consciente: o Programa foi implantado em outubro na Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab) e na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru).

Com a adesão das duas entidades o Ambientação conta agora com a participação direta de cerca de 10 mil funcionários públicos. 30 entidades e 49 prédios públicos já aderiram ao Programa desde sua criação. O Programa é parte das ações do Projeto Estruturador Resíduos Sólidos e tem como foco a promoção e o estímulo à educação ambiental com base nos princípios da reutilização e reciclagem de materiais.

O objetivo do Ambientação é promover o consumo consciente por meio da mudança de comportamento e aquisição de atitudes corretas no dia-a-dia dos funcionários da administração pública. Para tanto, o programa trabalha com duas linhas de ação: "Atitude Consciente" e "Qualidade de vida no trabalho". Ambas possuem ações efetivas para o alcance de resultados no curto, médio e longo prazo. "Consumir os recursos naturais racionalmente para que eles estejam disponíveis no futuro é um processo que exige envolvimento de todos, por isso o foco é na mudança de atitude", explica um dos coordenadores do Programa, Ricardo Botelho.

Dentre as principais ações desenvolvidas estão o levantamento da situação dos resíduos gerados na instituição, realizado na implantação do programa, a adoção de estratégias de gestão desses resíduos e seu monitoramento. Exemplos práticos dessa estratégia são a substituição de copos plásticos descartáveis por canecas, o uso do papel A4 utilizado nos setores para produção de bloco de rascunho e a realização de campanhas educativas para redução do consumo de energia. Essas "simples" atitudes, segundo Botelho, além de beneficiarem o meio ambiente representam redução significativa de custos para as instituições.

Ascom / Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades