Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam apresenta Programa Ambientação em Seminário Nacional

PDFImprimirE-mail

Programa de educação ambiental desenvolvido em prédios do governo de Minas é destaque no Tocantins.

Melhorar a qualidade de vida e promover o consumo consciente por meio do incentivo aos funcionários da administração pública a assumirem atitudes ambientalmente corretas no dia-a-dia. Este foi o objetivo da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) ao criar, em 2003, o Programa Ambientação. Em cinco anos, o Estado já contabiliza 30 entidades e 49 prédios com o Programa implantado, com a participação direta de cerca de 10 mil funcionários públicos. Esta iniciativa de sucesso foi apresentada na semana passada em Palmas, Tocantins, durante o IX Seminário Nacional sobre Resíduos Sólidos.

Realizado entre os dias 22 e 25 de outubro, o evento foi promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), por meio de seu Comitê Nacional de Resíduos Sólidos e teve exibição de outros 25 trabalhos técnicos das cinco regiões brasileiras. As temáticas dos projetos apresentados variaram de legislação e gestão de resíduos a ações sociais.

De acordo com o gestor do Ambientação, Frederico Baião, a recepção do Programa mineiro durante o Seminário foi extremamente boa. "Apesar do seminário ter discutido pouco sobre a interface da educação ambiental, sabe-se da importância que essas iniciativas têm e o Ambientação, apesar de ser também técnico, trata dessa perspectiva, o que o difere dos demais programas", explica.

A exemplo de outras iniciativas pioneiras de Minas Gerais na área ambiental, órgãos de outros Estados demonstram interesse na implantação do Programa. "Trata-se de uma proposta simples e de baixo custo, por isso, é diferenciada e atrai o interesse de órgãos de meio ambiente de outros lugares", afirma Baião.

Programa - O Ambientação é parte das ações do Projeto Estruturador do governo de Minas ‘Resíduos Sólidos' e tem como foco a promoção e o estímulo à educação ambiental com base nos princípios da reutilização e reciclagem de materiais.

Entre as principais ações desenvolvidas pelo Programa estão o levantamento da situação dos resíduos gerados na instituição, realizado na implantação do Programa, a adoção de estratégias de gestão desses resíduos e seu monitoramento. Exemplos práticos dessa estratégia são a substituição de copos plásticos descartáveis por canecas, o uso do papel A4 utilizado nos setores para produção de bloco de rascunho e a realização de campanhas educativas para redução do consumo de energia. Aparentemente simples, estas atitudes não só beneficiam o meio ambiente, como representam redução significativa de custos para as instituições.

Ascom / Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades