Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Museu das Minas e do Metal recebe a exposição “Solos de Minas”

PDFImprimirE-mail

A exposição “Solos de Minas” acaba de chegar ao MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, localizado na Praça da Liberdade, e fica até o dia 30 de novembro.  A mostra é fruto da parceria entre a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), coordenada pela Gerência de Qualidade do Solo e Reabilitação de Áreas Degradadas, e o Departamento de Solos da Universidade de Viçosa (UFV).

Os visitantes poderão conferir os 20 monolitos que foram confeccionados artesanalmente pelo Departamento de Solos da UFV e que representam perfis de solos do Estado de Minas Gerais.

 

Os monolitos são cortes verticais de solos coletados e preservados com produtos específicos, que representam, com grande fidelidade, a disposição do perfil.  As peças constituem um importante recurso para auxiliar aulas expositivas e difundir o conhecimento de solo para a sociedade em geral.

 

Os monólitos da exposição foram concebidos como verdadeiras obras de artes e buscam, além de  desmitificar a ciência dos solos, despertar na população o interesse de entendê-los e preservá-los.

 
Foto: Janice Drumond
Monolitos1
Os monolitos tem como um dos objetivos despertar na população o interesse pela ciência dos solos
 

Com caráter itinerante, a exposição vem sendo exposta em várias instituições de ensino do Estado e já passou pelo: Centro Universitário de Sete Lagoas (Uniffemm), Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Museu Bi Moreira da Universidade Federal de Lavras (Ufla), UNI BH Estoril, Biblioteca da PUC Minas Coração Eucarístico, Biblioteca da PUC Minas Contagem e no Museu de História Natural da PUC Coração Eucarístico. Os monolitos também foram expostos durante o Congresso Brasileiro de Ciências do Solo em Natal, Rio Grande do Norte.

 

A Concepção das Peças:

 

As peças da Exposição “Solos de Minas” são um dos produtos desenvolvidos pelo Banco de Solos do Estado de Minas Gerais, criado por meio de parceria entre a Feam e a Universidade Federal de Viçosa e iniciada em 2008. Além da UFV, este Programa contou também com a parceria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA), além da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN).

 

Desde a sua criação, o Programa Solos de Minas já desenvolveu diversos projetos com a participação de pesquisadores dos principais instituições e centros de pesquisa do Estado, e contou também com o apoio e fomento ao desenvolvimento científico da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

 

Serviço:
Exposição de Solos: de 1 º a 30 de novembro de 2016

Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Meta, Praça da Liberdade, s/nº - Prédio Rosa, Belo Horizonte - MG

De terça a domingo de 12h às 18h
Quinta-feira das 12h às 22h

Toda última terça-feira do mês das 12h às 17h

Entrada Gratuita
Telefone: (31) 3516-7200

 

Janice Drumond
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades