Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam assina Termo de Cooperação Compartilhada do CMRR

PDFImprimirE-mail

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio de seu presidente, Rodrigo de Melo Teixeira, assinou nesta segunda-feira (28/11), juntamente com a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Termo de Cooperação Compartilhada do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). A assinatura aconteceu durante a abertura da Expo Catadores 2016, um dos principais eventos realizados na temática de resíduos sólidos e educação ambiental do Brasil.

O Termo de cooperação institui o Comitê Gestor, que contará com representantes da Feam e da Sedese para organizar e definir ações, projetos e programas a serem desenvolvidos e gerenciados pelo CMRR. “Esse acordo é importantíssimo pois, por meio dele, teremos um aporte de recursos vindos da Sedese e da Feam para realização de muito projetos na escola de catadores de matérias recicláveis que é o CMRR. Além da Sedese estamos procurando parceiros na iniciativa privada que também possam incentivar esse trabalho e fazer com que tenhamos mais curso, palestras, seminários e utilizemos o espaço do Centro Mineiro como uma escola para o catador de material reciclável”, ressaltou o presidente da Feam.

Rodrigo de Melo também falou da importância do CMRR como espaço incentivador para o catador de material reciclável. “O trabalho realizado por esses profissionais é muito importante para o meio ambiente, para a atividade econômica, pois gera renda, melhoria da área ambiental na medida que recicla o material, por isso, é muito importante nossa participação nesse evento e nosso incentivo para a melhoria desse espaço tão importante para a promoção de políticas voltadas para o catador”, afirmou.

A diretoria executiva do CMRR, Jaqueline Rutkowski disse durante assinatura do Termo que “agora a reciclagem e a inclusão socioprodutiva dos catadores integram a política pública de geração de trabalho em renda”.

Expo Catadores 2016

A Expo Catadores é tradicionalmente realizada em São Paulo e acontece em Belo Horizonte pela primeira vez. O evento se constitui como um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnológicas a fim de fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.

 

Crédito: Sedese

apresentacaoexpocatadores

Os participantes terão oportunidade de participar de apresentações artísticas

 

Durante os dias 28, 29 e 30 de novembro, os presentes terão a oportunidade de participar de apresentações artísticas, palestras, rodas de diálogo e apresentação de artigos e trabalhos acadêmicos, além de uma feira de economia solidária com produtos feitos com materiais recicláveis.

 

Crédito: Sedese

feiraepsexpocatadores

Uma feira de economia solidária foi montada no pátio do CMRR

 

Em sua 7ª edição, a Expo Catadores escolheu a cidade de Belo Horizonte para sediar o evento devido à importância histórica do município no processo de organização do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).


Temas como o Lixo Zero serão aprofundados por meio das experiências já consolidadas em cidades norte-americanas. Também serão debatidas questões como economia circular, a reciclagem e seus possíveis limites, novas tecnologias no mercado de tratamento, levando em consideração o que está sendo desenvolvido em países europeus.

Com quase 1.000 pessoas inscritas, a Expocatadores também conta com a presença de catadores que compõe a Rede Latino Americana de Reciclares - Rede Lacre e da Recicle Cempre, do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), uma associação sem fins lucrativos, dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo.

CMRR

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), localizado na rua Belém, bairro Pompéia, em Belo Horizonte, tem como objetivo difundir e consolidar boas práticas na gestão integrada dos resíduos em Minas Gerais. O programa dá suporte aos municípios na gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, contribuindo para a implantação, valorização e fortalecimento da coleta seletiva com a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis.

Por meio de diversas parcerias, o CMRR dissemina alternativas para transformar a manipulação dos resíduos em oportunidades de trabalho e renda com responsabilidade ambiental.

Milene Duque
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades