Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Guia técnico traz orientações para armazenamento de resíduos industriais

PDFImprimirE-mail

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) acaba de divulgar o Guia Técnico para Armazenamento de Resíduos Industriais. A publicação traz informações e orientações técnicas para o acondicionamento, identificação e armazenamento de resíduos gerados em empreendimentos industriais.

 

O Guia foi desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com base nos levantamentos da legislação e normativas pertinentes ao tema, além de vistorias e visitas técnicas. O objetivo é proporcionar às empresas mais informações sobre o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos, principalmente nas etapas de acondicionamento, identificação e armazenamento, a fim de minimizar os aspectos ambientais da geração de resíduos nesses empreendimentos. “As possibilidades aqui levantadas constituem uma referência para a adequação da área de armazenamento de resíduos dos empreendimentos, por isso, é importante que o Guia seja lido atentamente, discutido com as equipes e colocado em prática pelas empresas”, destaca a engenheira e analista ambiental da Feam, Tânia Cristina de Souza.

 

A Lei 18.031/2009, que instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos, define resíduos industriais como resíduos provenientes de atividades de pesquisas, de extração mineral, de montagem e manipulação de produtos acabados, inclusive aqueles gerados em áreas de utilidade, apoio, depósito ou administração das indústrias ou similares e transformações de matéria-prima em novos produtos.

 

O gerenciamento correto dos resíduos gerados nos empreendimentos, de forma a atender os requisitos de proteção ambiental e saúde pública, é responsabilidade dos geradores. “O armazenamento de resíduos industriais, quando bem conduzido, minimiza os impactos ambientais, diminui gastos econômicos no gerenciamento e facilita o manejo de resíduos dentro dos próprios empreendimentos”, disse a analista.

 

De acordo com a engenheira, o manejo dos resíduos envolve diversas etapas de gerenciamento, dentre elas a minimização, classificação, segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento temporário, transporte e destinação final ambientalmente adequada. “A PNRS estabeleceu, em seu artigo 20, que os geradores de resíduos industriais devem elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), descrevendo os procedimentos adotados para cada etapa”, completa.

 

O Guia traz orientações para que os empreendimentos industriais possam compreender melhor as normas e diretrizes do órgão ambiental para o correto armazenamento dos resíduos industriais no Estado de Minas Gerais. Além disso, o Guia apresenta algumas diretrizes, com ênfase nas etapas de classificação, identificação, acondicionamento e armazenamento de resíduos industriais, apresentando práticas que devem estar presentes no cotidiano do gerenciamento dos resíduos sólidos gerados nos empreendimentos.

 

Para ter acesso ao Guia completo Clique Aqui.

 

Milene Duque
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades