Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Estado lança edital de contratação da obra de descontaminação de solo na Zona da Mata

PDFImprimirE-mail

Foto: Feam/ Divulgação
Area de descontaminação em Descoberto 2
Intervenções para descontaminação vão ocorrer na comunidade rural Serra do Grama; Feam monitora o local desde 2002

Foi aberto, no último domingo (04/04), edital para contratação de empresa que realizará as obras de descontaminação do solo na comunidade de Serra do Grama, no município de Descoberto, na Zona da Mata Mineira. O local onde serão realizadas as intervenções passou por processo de garimpo de ouro no século XIX e ainda há presença de mercúrio metálico no terreno. A contaminação da área pode ter ocorrido a partir da deposição irregular de rejeitos da atividade. A situação é acompanhada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) desde 2002.

Para execução do Plano de Intervenção da Área Contaminada, foi assinado um Termo de Descentralização de Crédito Orçamentário (TDCO) entre a Feam e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), com interveniência da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra). O edital de licitação que vai contratar a empresa responsável pelas intervenções é de responsabilidade do DER-MG. As empresas interessadas devem entregar os envelopes com a proposta e documentação necessária até às 17h do dia 3 de maio.

A entrega dos documentos deve obedecer às diretrizes previstas no site do DER-MG. Durante o andamento do certame está prevista uma visita técnica ao local das obras de descontaminação, nos dias 15 de abril, de 14h às 17h, e 16 de abril, entre 09h e 12h. O deslocamento ao local para visitação vai ocorrer conforme agendamento. Esclarecimentos e dúvidas sobre o processo de licitação podem ser solicitados pelo telefone (31) 3235-1272 ou no site do DER-MG. O valor total do edital é de R$2,7 milhões. As atividades executadas pela empresa contratada serão monitoradas pelo DER-MG e pela Feam até o término da intervenção e restauração ambiental da área.

Descontaminação

A área que passará por obras de remoção do solo contaminado em Descoberto está localizada em uma propriedade particular na comunidade rural Serra do Grama. Estudos realizados pela Feam, no passado, em parceria com a prefeitura de Descoberto e universidades da região, confirmaram a contaminação do solo por mercúrio metálico. As pesquisas na região também verificaram que o contaminante se encontra em uma Área de Preservação Permanente (APP).

O principal motivo apontado para a possível contaminação do solo por mercúrio metálico foi a operação de um garimpo de ouro na região, há cerca de dois séculos. O material pode ter sido enterrado, fator que dificultou a identificação ao longo dos anos. Todo o resíduo contaminado que for retirado do solo será levado para um Aterro de Resíduos Perigosos ainda a ser definido.

Esforço conjunto


A partir da constatação da contaminação, as medidas de mitigação de danos, restrição de acesso e exposição de pessoas à área contaminada envolveram diversos órgãos públicos e entidades de pesquisa. Participaram das ações conjuntas, além da Feam e do DEER-MG, a Gerência Regional de Saúde de Juiz de Fora, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Simon Nascimento
Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades