Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam participa de projeto de inovação tecnológica aprovado em chamada da Fapemig

PDFImprimirE-mail

MATÉRIA DENTRO

Além da Feam, seis Núcleos de Inovação Tecnológica também fazem parte do projeto de Gestão Integrada dos Núcleos de Inovação Tecnológica

 

O Trabalho conjunto de sete núcleos de inovação tecnológica (NIT) do Governo de Minas foi aprovado em chamada promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para o desenvolvimento de Modelo de Gestão Integrada dos Núcleos de Inovação Tecnológica, integrantes da administração pública de Minas Gerais.  A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) participa do projeto, que teve seu termo publicado na última terça-feira (30/11), no Diário oficial do Estado, e prevê a aplicação de R$ 879.156,78 para implementação do desenvolvimento de sistemas de gestão integrada nas instituições.


A proposta da chamada FAPEMIG 05/2021 é apoiar os NITs estrategicamente, a fim de favorecer a gestão da Política de Inovação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de Minas Gerais e para consolidar o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Entre as principais atividades esperadas para este projeto estão a contratação de bolsistas para atuarem nos NITs; o desenvolvimento de sistemas de gestão integrada; a realização de capacitações específicas; a promoção de eventos com a temática da inovação; o fomento, a geração e a difusão de novas tecnologias, bem como a celebração de parcerias com outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas.


O projeto terá duração de três anos e foi reconhecido em um dos painéis do Inova 2021 – 4ª Semana de Inovação, realizada pelo Governo de Minas nesta semana. A proposta foi apresentada como um case de sucesso em inovação, especialmente por unir instituições de pesquisas de áreas diversas, como saúde, meio ambiente, agricultura e educação.  


Para o presidente da Feam, Renato Brandão, é de grande relevância que a Fundação esteja cada vez mais presente no cenário de inovação de Minas Gerais, especialmente diante do seu histórico de pesquisa em prol do meio ambiente ecologicamente equilibrado. “Uma política ambiental efetiva deve ser pautada em conhecimento científico e em ação integrada entre diversos atores, ambos elementos que estão presentes nessa nova parceria”, disse.


Segundo o secretário executivo do NIT Feam, Éder Coura, os desafios e objetivos dos NITs são semelhantes, por mais que cada Instituição de Ciência e Tecnologia seja única. “A maior missão de um NIT é fazer com que as pesquisas de suas ICTs resultem em desenvolvimento e melhoria efetiva da qualidade de vida da sociedade. Nesse sentido, o trabalho em conjunto dos NITs do nosso Estado apresenta grande potencial para o fortalecimento conjunto da pesquisa e inovação em Minas Gerais”, frisou.


Participam do Projeto os NITs das seguintes instituições de pesquisa estaduais: Fundação Ezequiel Dias (Funed); Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Fundação Hemominas; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a própria Feam.


Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades