Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Passeio reúne ciclistas em prol do meio ambiente

PDFImprimirE-mail

Ciclistas de diversas idades participaram, na manhã deste domingo (07), do 1º Passeio Ciclístico Reciclovia, organizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Ciclistas de diversas idades participaram, na manhã deste domingo (07), do 1º Passeio Ciclístico Reciclovia, organizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Cerca de 250 pessoas pedalaram da Praça da Estação, no Centro da capital, até o Centro Mineiro de Referência em Resíduo (CMRR), localizado no bairro Esplanada. O evento, realizado em comemoração à Semana do Meio Ambiente 2009, teve como objetivo incentivar as pessoas a utilizar um meio de transporte alternativo aos veículos automotores, além de sensibilizar a população para a questão ambiental.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, ressaltou a importância do evento. "Estamos aqui mostrando que a bicicleta pode ser um meio alternativo de transporte. Vários ciclistas aderiram e isso mostra que, em Belo Horizonte, muitas pessoas poderiam optar por deixar o carro em casa e ir trabalhar de bicicleta",

Carvalho afirmou que para isso é preciso ser feito, não só na capital,mas em todos os grandes municípios mineiros, um planejamento urbano que incorpore a ciclovia. "É possível ter mobilidade de bicicleta em Belo Horizonte, seja como esporte, seja para trabalhar. E este ano vamos começar a cobrar da administração municipal para que possamos ter ciclovias nas nossas ruas a fim de tornar essa atividade mais segura e para que as pessoas possam, optar por pedalar até o trabalho. Isso trará muitos benefícios para o meio ambiente", destaca.

O presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, que aderiu ao movimento e percorreu de bicicleta os cinco quilômetros que separam a Praça da Estação do CMRR, destacou a participação dos ciclistas. "Eles foram solidários, participaram e deram o exemplo: pedalar ao invés de queimar combustível', comenta.

Para o presidente da Liga Mineira de Ciclismo, Demerson Gomes, mais conhecido como Frango, durante o evento foi possível reunir ciclistas profissionais e amadores. "Iniciativas como essa são importantes não só para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, mas para mostrar a necessidade de se construir ciclovias e bicicletários em Belo Horizonte", ressalta.

O engenheiro Geraldo Belvino, de 55 anos, costuma pedalar com frequência. "Só não consegui substituir o automóvel pela bicicleta para ir ao trabalho porque preciso me locomover durante o expediente. Mas faço rolés urbanos e acho o ciclismo um esporte saudável", diz. Já o técnico em informática, Nilo Botelho Junior, de 26 anos, fez o passeio com a filha Júlia, de apenas 2. "Vou acostumá-la a pedalar desde pequena", afirma. Ele lamenta por Belo Horizonte não ter ciclovias nem bicicletários. "Se tivesse, iria trabalhar pedalando", garante.

Veja também matéria no Agência Minas

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades