Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Seminário internacional discute soluções para resíduos eletroeletrônicos

PDFImprimirE-mail

Encontro reunirá, em Belo Horizonte, especialistas e pesquisadores do Brasil e do mundo. A partir de segunda-feira (13/07), estarão abertas as inscrições para o Seminário Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos, que acontecerá em Belo Horizonte, entre os dias 12 e 14 de agosto. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site do seminário até o dia 10 de agosto. As vagas são limitadas

O evento é uma das ações do Projeto 3RsPCs - Resíduos Eletroeletrônicos, uma iniciativa do Governo de Minas por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), que busca soluções ambientalmente adequadas para os resíduos eletroeletrônicos. 

De acordo com o Presidente da Feam, José Cláudio Junqueira Ribeiro, com o desenvolvimento do 3RsPCs, percebeu-se a necessidade de conhecer melhor o que é feito no Brasil e no mundo no âmbito dos resíduos eletroeletrônicos e de promover o diálogo entre os diversos envolvidos no assunto, como pesquisadores, empresas produtoras de equipamentos eletroeletrônicos, empresas recicladoras desses resíduos e o poder público. 

"A proposta desse seminário é promover o diálogo e a troca de experiências entre os diversos setores envolvidos com os resíduos eletroeletrônicos do Brasil e especialistas que apresentarão casos de sucesso na gestão desses resíduos no exterior", explica José Cláudio Junqueira.

No evento, está prevista a participação do pesquisador da Universidade do Arizona (EUA), Eric Williams, e do ex-diretor do sistema suíço de gestão de resíduos eletroeletrônicos (SWICO), Peter Bornard, além de representantes de empresas e sistemas de gestão do setor. 

3RsPCs - Resíduos Eletroeletrônicos

O Projeto teve início em setembro de 2007, depois que a Microsoft procurou o Governo de Minas para realizar projetos em parceria. O 3RsPCs foi então elaborado, e começou com oferta do curso de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores, ministrado no CMRR, em setembro de 2008. "No curso os alunos aprendem a trabalhar com hardware, enquanto efetivamente recondicionam máquinas consideradas obsoletas provenientes de prédios do Governo do Estado, aprendendo também noções de meio ambiente e sobre os riscos desses resíduos se mal geridos", informa Susane Meyer, gestora do Projeto 3RsPCs.

De acordo com a gestora, com o desenrolar do projeto percebeu-se a dimensão da problemática dos resíduos eletroeletrônicos e outras atividades foram sendo implementadas. Destaca-se a constituição, em dezembro de 2008, de um Grupo de Trabalho (GT), que está trabalhando na formulação de uma minuta de regulamentação para os resíduos eletroeletrônicos que será encaminhada ao Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. O GT é formado por representantes de Estado, da indústria produtora de equipamentos eletroeletrônicos, indústria recicladora, universidades e ONGs.

Diagnóstico da Geração de Resíduos Eletroeletrônicos

Outra ação decorrente do Projeto 3RsPCs - Resíduos Eletroeletrônicos foi a elaboração pela Feam, em parceria com a instituição suíça de pesquisa EMPA - Swiss Federal Laboratories for Materials Testing and Research, do inédito Diagnóstico da Geração de Resíduos Eletroeletrônicos no Estado de Minas Gerais, divulgado durante a semana do meio ambiente 2009.

O diagnóstico constatou que, atualmente, em Minas Gerais, são descartadas, por ano, cerca de 69 mil toneladas de resíduos eletroeletrônicos (REEs) provenientes de telefones celulares e fixos, aparelhos de televisão, computadores, rádios, máquinas de lavar roupa, geladeiras e freezers. Aproximadamente 30% desse total é gerado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

De acordo com o diagnóstico, entre 2001 e 2030, cada brasileiro deve gerar em média, a cada ano, em torno de 3,4 kg de (REEs). Para o cálculo da estimativa de geração, foi utilizada a metodologia de Consumo e Uso, estabelecida pelo EMPA. O estudo recorreu a indicadores do IBGE e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), além de fazer projeções na geração destes resíduos a partir do crescimento populacional, com base no último período intercensitário (1991-2000).

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades