Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Programa AmbientAção é adotado no interior de Minas

PDFImprimirE-mail

As cidades de Ponte Nova e Viçosa assinaram nesta quarta (05) e quinta-feira (06), respectivamente, os termos de adesão ao Programa AmbientAção. O programa, que já está presente em 40 instituições do Estado, em um total de 74 prédios públicos, atinge atualmente cerca de 20 mil servidores. A parceria faz parte de um Projeto Piloto do AmbientAção para ampliação do programa para os municípios de Minas Gerais.

Em Ponte Nova o programa foi lançado no Prédio Central da Prefeitura Municipal, na Secretaria de Saúde e no Hemominas. Em Viçosa a aplicação foi realizada na Câmara de Vereadores e no Prédio Central da Prefeitura Municipal.  De acordo com a coordenadora da Comissão Gestora do Programa AmbientAção , Mirian Dias, o Projeto Piloto é um marco do crescimento do programa. “Estamos cada vez mais consolidando o AmbientAção, e com o resultado das implantações nas cidades do interior será possível criar uma metodologia para o programa ser aplicado nas prefeituras”, afirma a coordenadora. 

“A realidade de um município é diferente da do Estado”, ressalta Mirian Dias. Ela conta que até o fim do ano as ações serão avaliadas para criar os métodos necessários para um melhor desenvolvimento com os servidores, atos educativos serão aplicados e materiais didáticos serão confeccionados para uma melhor atuação.

Segundo Mirian Dias o programa tem como objetivo despertar os servidores para a responsabilidade quanto ao uso correto dos bens e serviços da administração pública e dos recursos naturais. “Esta linha de ação visa conscientizar e sensibilizar para a importância do consumo consciente, redução dos desperdícios e reaproveitamento de materiais”, afirma a coordenadora.  Além disso, espera-se que os colaboradores dêem preferência, no momento das compras, aos produtos com diferenciais ecológicos, seja nele próprio (reciclável), seja em seu processo produtivo (menor consumo de energia e matéria prima).

A coordenadora explica que o resultado esperado é a melhoria da qualidade de vida no trabalho e do meio ambiente, a redução do consumo, do desperdício e da geração dos resíduos, além da redução de custos, da formação de cidadãos ambientalmente responsáveis e uma maior renda para cooperativas onde são doados os materiais reciclados.

AmbientAção

O AmbientAção é um programa de comunicação e educação socioambiental desenvolvido nos prédios do Governo de Minas Gerais, coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente, com o intuito de promover a sensibilização para a mudança de comportamento, a internalização de atitudes ambientalmente corretas no cotidiano dos funcionários públicos e a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Para contribuir com a sustentabilidade ambiental, por meio de ações simples em um esforço coletivo, o AmbientAção segue as linhas de ação Consumo Consciente e Coleta Seletiva, além disso propõe ações complementares abordando os temas comportamento no trânsito, arrumação e limpeza, saúde do corpo, redução do ruído e antitabagismo.


Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades