Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Presidente da Feam defende disposição adequada de lixo na RMBH

PDFImprimirE-mail

O encontro, que contou com membros da sociedade civil e especialistas nas áreas abordadas, discutiu as formas adequadas de se dispor o lixo urbano, além de maneiras de se melhorar a drenagem das águas pluviais, permitindo, assim, diminuir a intensidade e o impacto gerado pelas enchentes no período de chuvas. Durante sua palestra, Junqueira discorreu sobre a importância de se dispor de forma adequada os resíduos sólidos gerados na área urbana, especialmente na RMBH.  A oficina, prestigiada pelo secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, deputado Dilzon Melo, contou ainda com a participação do diretor de Informação, Pesquisa e Apoio Técnico da Agência RMBH, Hubert Brant Moraes, e o engenheiro civil e especialista na área de saneamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilo de Oliveira. 

Durante sua explanação, Junqueira ressaltou a importância de se dispor de forma adequada os resíduos sólidos gerados na área urbana, especialmente na RMBH.  Ciente de que se trata não apenas de uma questão local, mas comum a todos os países em desenvolvimento, destacou que a Conferência é um momento propício para ampliar a discussão. “Essa Conferência Metropolitana tem a importância de discutir com todos os atores envolvidos na gestão da área metropolitana, problemas que nós temos em comum. A questão do transporte, habitação, políticas sociais de maneira geral, mas também o problema da disposição inadequada dos resíduos que nós geramos; o lixo e os esgotos”, afirmou. 

A proposta levada para solucionar a questão é, até o próximo ano, fazer com que todos os 14 municípios que compõem a RMBH possam dispor de forma adequada seus resíduos sólidos, por se tratar não apenas de uma questão ambiental, mas também de saúde pública. Segundo dados da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), atualmente 78% da população urbana da região Metropolitana de Belo Horizonte, conta com o tratamento adequado do lixo. Contudo, cerca de 1 milhão de habitantes que ainda fazem a disposição inadequada de seus resíduos, comprometendo o solo, mananciais e cursos de água de superfície, especialmente os rios das Velhas e Paraopeba, além de criar foco para a proliferação de vetores de doenças. 

“Nós temos uma meta para a RMBH que, no máximo até 2010, essa questão esteja totalmente equacionada. Esta é a proposta que nós estamos trazendo aqui para a conferência. Como existe uma boa infra-estrutura para a disposição de lixo implantada na RMBH, é possível que, com pequeno esforço, todos os municípios possam dispor, até que tenham outras soluções consorciadas, seus resíduos nas infraestruturas que já estão implantadas”, analisou.

 Drenagem Urbana 

O engenheiro Nilo Oliveira discorreu sobre a importância de se drenar corretamente as águas urbanas. Para tal, defende políticas que consigam conciliar a usabilidade das áreas destinadas a coletar as águas das chuvas, com a criação de parques lineares. De acordo com ele, o correto manejo das águas urbanas visa não somente evitar e diminuir os impactos causados pelas enchentes, muito comuns nas épocas de chuva intensa, como também evitar que a poluição das mesmas possa contaminar os cursos de água subterrâneos. 

No início de sua palestra, Junqueira lembrou que ambas as questões estão intimamente ligadas, já que o lixo disposto de forma inadequada é um dos responsáveis por entupir as galerias de águas pluviais, boas de lobo e bueiros, agravando consideravelmente a situação. Ao fim das palestras, os participantes puderam debater e tirar suas dúvidas com os especialistas presentes e apresentar sugestões e propostas de solução das questões do lixo e da drenagem urbana. As questões levantadas foram apresentadas na plenária principal que encerrou a Conferência. 

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades