Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Inscrições para o Seminário Índice P + L terminam na próxima terça

PDFImprimirE-mail

Termina na próxima terça-feira (17) o prazo para os interessados se inscreverem no Seminário Índice P+L: Em Busca da Sustentabilidade, promovido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Estão sendo oferecidas 300 vagas para o evento que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR).

O índice foi criado a fim de avaliar a evolução nos níveis de produção mais limpa e ecoeficiência na indústria de transformação. De acordo com o engenheiro ambiental da Feam e um dos responsáveis pela elaboração do projeto, Felipe Gomes, esse Índice tem como objetivo mensurar o grau de evolução das práticas implementadas por essas indústrias no que se refere à busca por processos mais sustentáveis. “A idéia é avaliar ações de ecoeficiência por elas praticadas”, afirma.

Para o desenvolvimento do índice foi contratado um consultor, especialista em produção mais limpa, e os trabalhos iniciais foram realizados apenas com dados já existentes no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). “Queríamos ver o resultado do trabalho usando apenas essas informações. Definimos, então, alguns empreendimentos de seis segmentos industriais: siderurgia, laticínios, curtume, cimenteiras, têxtil e metal/mecânica e buscamos levantar os dados necessários, tais como consumo de energia ou materiais, geração de efluentes ou resíduos e o grau de reciclabilidade do produto produzido”, explica Felipe.

Já na segunda fase do trabalho foi selecionada uma empresa de cada um dos setores para o desenvolvimento de um projeto piloto. Elas foram convidadas a participar fornecendo dados que foram utilizados na validação da metodologia. Concluído o estudo, foi definido um método de cálculo para o Índice P+L que, agora, pode ser aplicado a diversos segmentos da indústria de transformação. O índice, que pode variar entre zero e um, tem o objetivo de subsidiar a tomada de decisão na definição de ações para melhoria do processo produtivo a fim de torná-lo mais ecoeficiente, bem como no estabelecimento de políticas públicas para os diversos setores.

Segundo Gomes, uma das metas deste índice é o desenvolvimento de um programa voluntário, no qual empresas com um bom desempenho possam receber alguma forma de bonificação por essas ações desenvolvidas. “Essa é uma nova ferramenta na gestão ambiental, que busca possibilitar um novo mecanismo de trabalho diferente ao comando e controle”, completa o engenheiro ambiental.

Mais Informações sobre a inscrições e programação do evento podem ser acessadas no site da Fundação Estadual do Meio Ambiente.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades