Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

CMRR forma mais uma turma do curso de recondicionamento de computadores

PDFImprimirE-mail

Nesta quinta-feira (17), às 18h, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) celebra a formatura dos alunos do curso de qualificação em Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores. As aulas, que tiveram início em 31 de agosto, foram ministradas para 28 alunos, sendo 11 do turno da manhã e 17 do turno da tarde. Os estudantes aprenderam ações para a destinação social e ambientalmente correta dos resíduos eletroeletrônicos, dentro dos princípios da redução, reutilização e reciclagem de microcomputadores.

Os alunos aprendem com a equipe do Comitê para a Democratização da Informática (CDI) a trabalhar com hardware, enquanto efetivamente recondicionam máquinas consideradas obsoletas. Foram ensinadas também noções de meio ambiente e os riscos desses resíduos se mal geridos. Os computadores recondicionados são doados para programas de inclusão digital e os resíduos gerados são destinados de maneira ambientalmente adequada.

A ação é uma iniciativa do Governo de Minas, promovido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o CMRR, com o patrocínio da Microsoft. Podem participar jovens de 16 a 29 anos, com o Ensino Médio completo ou em curso oriundos de escolas públicas estaduais e municipais de Belo Horizonte. As aulas são gratuitas, de segunda a quinta, e acontecem no CMRR, que fica na região Leste de Belo Horizonte. As inscrições para novas turmas serão abertas em breve.

Como tudo começou

O projeto 3RsPCs, que busca soluções ambientalmente adequadas para os resíduos eletroeletrônicos, começou a ser elaborado no fim de 2007. Sua primeira ação foi o curso de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores, iniciado em setembro de 2008 com 40 alunos. Com a formatura destas duas turmas já são 99 alunos formados pelo curso, diversos alunos já foram inseridos no mercado de trabalho.

Segundo a aluna Marcilene Mendes, de 29 anos, o curso desperta um interesse maior na área. “O curso foi o alicerce para dar prosseguimento no campo de informática. O mais interessante foi perceber que até uma máquina que aparentemente não serve para nada pode ser consertada e dela tirada grande proveito”, explica. Já a aluna Maíra Lopes, de 17 anos, tem grandes expectativas e planeja ampliar o conhecimento que adquiriu no curso. “Vou dar continuidade ao que aprendi, aperfeiçoando o aprendizado com um curso técnico em informática. Mais do que a parte teórica, o que mais me fascina é a prática, em que botamos a mão na massa. É muito interessante ver a criação peças artesanais com elementos do computador a partir da reciclagem, como uma bijuteria, por exemplo”, destaca.

O patrocínio da Microsoft foi uma das peças chaves para o surgimento do projeto. Um acordo de cooperação foi formalizado com o Servas e a Feam em agosto deste ano, apesar de o apoio ter se iniciado em março de 2009. A partir daí, a Microsoft cumpriu seu papel de incentivar iniciativas brasileiras na inclusão digital e capacitação por meio da tecnologia. “A cada ano 10 milhões de computadores chegam ao mercado e cerca de 2 milhões deles são descartados. Iniciativas como esta do projeto 3RsPCs  geram conhecimento, oportunidades e desenvolvimento, a partir de uma questão que representa um problema se não for tratado com a devida atenção. A Microsoft pretende continuar seu investimento no projeto e buscará outras oportunidades de apoio a iniciativas semelhantes no Brasil. Esperamos que o desenvolvimento do projeto sirva como referência para mais ações de gestão de resíduos eletrônicos no País”, destaca Helberth Soares, gerente regional da Microsoft Brasil para Minas Gerais e Centroeste.

No próximo ano, o curso de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores fará parte do Projeto Piloto GR3E – Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), que acontecerá no CMRR. “Para que o projeto se concretize também haverá um treinamento em Desmontagem e Triagem de REEE oferecido a catadores de materiais recicláveis, para que aprendam a trabalhar com esse material de maneira segura para a saúde e o ambiente e de modo a obter retorno financeiro. Os resíduos triados serão então destinados de maneira ambientalmente adequada” acrescenta Susane Meyer, consultora do projeto 3RsPCs.

SERVIÇO
Formatura do curso de qualificação em Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores
Dia: 17/12/2009
Horário: 18h
Local: Centro Mineiro de Referência em Resíduos – Av. Belém esquina com Av. Andradas, nº 40, B. Esplanada
Mais informações: (31) 8634-1873

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades