Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Curso Internacional discute a recuperação energética de resíduos sólidos urbanos

PDFImprimirE-mail

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) realiza nos dias 14 e 15 de abril, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Avenida Belém nº 40, Esplanada, o curso Internacional “Recuperação Energética de Resíduos Sólidos Urbanos em Aterros Sanitários.

Com apresentação de experiências nacionais e internacionais, o curso pretende subsidiar profissionais dos setores públicos municipal e estadual na elaboração de projetos para recuperação energética do biogás em aterros sanitários, baseado nas metodologias adotadas pela Envrironmental Protection Agency (APA), agência de proteção ambiental dos Estados Unidos.

De acordo com o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Feam, Paulo Eduardo Almeida, esse curso será muito importante para divulgar junto às prefeituras o conhecimento quanto à captura e utilização do aproveitamento do biogás. “É importante a divulgação, pois, o conhecimento pode ajudar as prefeituras na captação desse gás, contribuindo para a redução do efeito estufa pela emissão do gás metano, principal componente do biogás, além da utilização do biogás como fonte energética e para a geração de crédito de carbono gerando receita para as prefeituras”, ressalta.

No primeiro dia de programação o público alvo terá a oportunidade de aprofundar o conhecimento em temas como: a política de resíduos sólidos no Estado de Minas Gerais; fontes alternativas de energia como o metano e os resíduos sólidos; a gestão de resíduos sólidos urbanos nos EUA e a parceria para o mercado de carbono.

No segundo dia de curso serão trazidas experiências relativas ao biogás de aterro: diretrizes para aproveitamento e normatização; estudo teórico da produção de biogás de aterro e a viabilidade técnica, econômica e ambiental para o aproveitamento energético e demais uso do biogás.

Algumas experiências em Minas Gerais como nos aterros sanitários de Juiz de Fora, Uberaba e região de Ipatinga serão apresentadas como exemplo para que outras prefeituras possam também realizar a captação e utilização do biogás em seu município.

Outras ações desenvolvidas em Minas Gerais

Em 2009, durante semana do Meio Ambiente, foi assinado Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) com o objetivo de desenvolver atividades, visando o uso de resíduos sólidos urbanos na geração de energia elétrica.

Os estudos estão em andamento e pretendem fazer análises comparativas das melhores tecnologias para aproveitamento energético dos resíduos, levando em consideração as características tecnológicas, ambientais e econômicas. As duas instituições farão também a identificação das regiões e os municípios com maior potencial energético, econômico e sócio-ambiental para a implantação de usinas. A partir desses estudos será possível apresentar aos empreendedores as vantagens de se investir nas usinas de tratamento térmico de resíduos.

A Feam pretende ainda mostrar para as prefeituras em que condições o projeto é viável econômica e ambientalmente. O aproveitamento energético será mais uma alternativa para as administrações municipais, responsáveis por dar uma destinação correta aos resíduos sólidos urbanos.

Clique aqui para ver a programação completa.

Confira abaixo as palestras ministradas durante o curso

Tema I – Políticas Públicas

• Gestão de RSU nos EUA (.pdf 669 kb)
• Metano e resíduos sólidos (.pdf 1,25 Mb)
• Pollítica de resíduos sólidos (.pdf 2,93 Mb)

Tema II – Biogás de aterro: diretrizes para o aproveitamento e normatização

• Aterros sanitários e biogás – parte I (.pdf 3,46 Mb)
• Aterros sanitários e biogás – parte II (.pdf 4,19 Mb)
• Normatização e Legislação aplicadas em SP (.pdf 1,21 Mb)
• Normatização e legislação aplicadas nos EUA (.pdf 163 kb)

Tema III – Estudo teórico da produção de biogás de aterro

• Análise da viabilidade (.ppt 9,32 Mb)
• Metodologia da EPA e comparações (.ppt 427 kb)

Tema IV – Viabilidade técnica, econômica e ambiental

• Componentes de um sistema LFG e estimativa de custos (.pdf 1,16 Mb)
• Estudo de casos (.pdf  557 kb)
• Tecnologias de aproveitamento energético do biogás (.pdf 840 kb)

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades