Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

O tema da 14ª Série Diálogos foi a cadeia de valores dos resíduos pneumáticos

PDFImprimirE-mail

Nesta terça-feira (25) o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) promoveu mais um evento da Série Diálogos – Minas Recicla, o tema discutido foi a cadeia de valores dos resíduos pneumáticos. Estudantes, empresas e instituições públicas passaram a manhã trocando experiências. O objetivo da Série é levar ao público informações diversas sobre a correta gestão de resíduos. 

As boas vindas foram dadas pela diretora executiva do CMRR, Denise Bruschi, que destacou a importância desse espaço de discussão e troca de informações. “O Centro é um espaço de referência na gestão de resíduos e nosso conhecimento é construído a partir de trocas como as que este evento nos proporciona”, destaca a diretora. 

O engenheiro e consultor do Sindicato das Empresas de Revenda e Prestação de Serviços de Reforma de Pneus e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindpneus), Vanderlei Carvalho, apresentou o programa do sindicato para o incentivo ao uso de pneus reformados. “O Brasil é pioneiro desde a década de 70 na reutilização de pneus. A técnica gera benefícios econômicos e ambientais”, afirma Carvalho. 

O “Recolhimento de Pneus em Belo Horizonte” foi tema da palestra do engenheiro civil da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) da Prefeitura de Belo Horizonte, Heuder Batista. “A SLU tem cerca de 40 ecopontos para recolhimento de pneus. A população pode se informar sobre a localização desses pontos por meio do telefone 156”, explicou Batista. 

A “Reciclagem de Pneus no Brasil” foi abordada na palestra do gerente geral da Reciclanip, César Fatio. “A Reciclanip trabalha o pós consumo de pneus. É uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, cujo foco principal é a coleta e destinação de pneus inservíveis no Brasil”, destacou Fátio. O objetivo da instituição é estruturar a cadeia de coleta e destinação de pneus inservíveis com a participação da rede de revendedores e reformadores, poder público e sociedade, em todo o País. 

Uma alternativa para os pneus que não podem mais ser reformados é a utilização destes como combustível para os fornos das cimenteiras. Essa experiência foi mostrada pelo diretor superintendente da Lafarge, Francisco Leme.  

Após as apresentações o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira Ribeiro, fez a mediação dos debates.  

Geovana Fortes, participante do evento diz que “este espaço é excelente para troca de informações. Para mim foi muito proveitoso e só teve a agregar ao meu trabalho, que tem relação com o tema discutido”.  

As apresentações ficarão disponíveis no site www.cmrr.mg.gov.br a partir desta quarta-feira (26).  

A próxima Série Diálogos já tem data marcada, será dia nove de junho das 09h ao meio dia no CMRR. O tema que será discutido é “Gestão de Resíduos de Atividades Comerciais”. Para mais informações e inscrições está disponível o telefone (31) 3465-1211.

Fonte: CMRR/Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades