Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam passa a integrar rede luso brasileira de remediação de áreas degradadas

PDFImprimirE-mail

 

Feam passa a integrar rede luso brasileira de remediação de áreas degradadas

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) passou a integrar, a partir deste mês, a Rede Luso Brasileira de Remediação e Reabilitação de Ambientes Degradados (Reade). O objetivo é promover a colaboração científica entre os membros da rede em suas respectivas áreas de atuação, intensificando o intercâmbio entre Brasil e Portugal.

O responsável pelo setor de convênios da Feam, o analista ambiental Ivan Amorim, define esta integração como “uma porta de entrada para ampliar discussões e trocar experiências com parceiros da União Européia.”

A rede surgiu do Acordo de Cooperação Técnico assinado entre o Governo de Minas Gerais, com participação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ministério de Minas e Energia, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Universidade federal de Minas Gerais, Universidade Federal de São João Del Rei, Universidade Federal de Ouro Preto, Pontifícia Universidade Católica de MG, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Instituto Brasileiro de Mineração, Instituto Brasileiro de Siderurgia, Associação Brasileira de Metarlurgia e Materiais, Associação dos municípios de Minas Gerais, com intuito inicial de criar um pólo de Excelência Mineral e Metalurgico.

A finalidade da Rede é estimular a apresentação de projetos de pesquisa desenvolvidos em parceria com os membros integrantes, com vistas a aprimorar a ampliação técnico-científica relacionada ao tema trabalhado. Por meio da Rede pode se buscar apoio para fomentar as pesquisas e demais ações que sejam correlatas ao tema da remediação e reabilitação de ambientes degradados.

Além das instituições brasileiras citadas participam da Rede as faculdades de Ciências e Ensino Superior de Lisboa e Universidade de Évora, ambas de Portugal. A Feam está em fase de elaboração de propostas para serem apresentadas e executadas por meio da Rede. O objetivo é aproveitar o potencial existente nas instituições parceiras na busca por dirimir os desafios ambientais em Minas e no Brasil.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades